O Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) emitiu um comunicado de aviso devido à aproximação da Depressão INGRID, que irá afectar Portugal continental entre esta quinta-feira, dia 22, e sábado, dia 24.
Segundo o IPMA, a depressão deverá estar centrada, a partir desta quinta-feira, a oeste da Península Ibérica, com uma pressão atmosférica muito baixa, o que irá provocar chuva intensa, queda de neve, vento forte e agitação marítima significativa.
Na tarde de quinta-feira está prevista a passagem de um sistema frontal, trazendo períodos de chuva por vezes forte, que evoluirão para aguaceiros, podendo ser acompanhados de granizo e trovoada. Esta situação deverá manter-se até sábado.
A queda de neve irá afectar principalmente as terras altas das regiões Norte e Centro, acima dos 600 metros, podendo a cota descer temporariamente para 400 a 500 metros, sobretudo entre a tarde de sexta-feira e a manhã de sábado. Nas serras, a acumulação de neve poderá atingir até 25 centímetros. O IPMA não exclui ainda a possibilidade de neve, embora em menor quantidade, na Serra de São Mamede, em Marvão, e nos pontos mais altos da Serra de Monchique.
O vento irá intensificar-se a partir do final da tarde de quinta-feira, soprando de oeste, com rajadas entre 70 e 90 km/h no litoral e até 100 km/h nas terras altas.
A situação marítima será também adversa, com ondas de noroeste entre 6 e 8 metros de altura significativa na costa ocidental, podendo a altura máxima das ondas atingir os 15 metros entre os dias 22 e 25.


