A depressão atmosférica Goretti vai influenciar o estado do tempo em Portugal continental entre os dias 8 e 9 de Janeiro, trazendo chuva, vento forte e a possibilidade de queda de neve, de acordo com o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).

A depressão, nomeada pela Meteo France, está associada a uma superfície frontal fria de actividade fraca a moderada, afectando sobretudo as regiões Norte e Centro.

Para quinta-feira, dia 8, está prevista chuva em geral fraca, que poderá tornar-se temporariamente moderada no Minho e no Douro Litoral a partir do final da tarde, havendo ainda a possibilidade de queda de neve nos pontos mais altos da Serra da Estrela. O vento soprará de sudoeste, fraco a moderado, podendo tornar-se forte na faixa costeira a norte do Cabo Carvoeiro e nas terras altas.

Na sexta-feira, dia 9, após a passagem da frente fria, são esperados aguaceiros fracos, que poderão ser de neve acima dos 1000 a 1200 metros de altitude, com o vento a rodar para oeste e a soprar por vezes forte nas terras altas, com rajadas até 75 km/h.

O IPMA prevê ainda agitação marítima, com ondas de noroeste entre 3 e 4 metros no litoral Norte e Centro nos dias 9 e 10, recomendando especial atenção às condições meteorológicas e marítimas.

Publicidade