Davide Stella, da UAE Team Emirates Gen-Z, venceu esta quinta-feira a segunda etapa da Volta ao Alentejo, que ligou Castro Verde a Grândola.
Em mais uma chegada ao sprint, o jovem de 18 anos cortou a meta com uma ligeira vantagem a face a Noah Hobbs (EF Education-Aevolo) e Nicolás Tivani (Avilude-Louletano-Loulé), dupla que subiu ao pódio na véspera – Hobbs ganhou mesmo a etapa inaugural.
Os mais de 171 quilómetros deste segundo dia de Alentejana foram agitados bem desde o início: ao quilómetro sete deu-se a primeira fuga, composta por Colby Lange (Project Echelon Racing) e José Bicho (APHotels & Resorts-Tavira-SC Farense).
Pouco depois, percorridos os primeiros 15 mil metros da tarde, juntaram-se a esta dupla Fábio Costa, da Anicolor-Tien 21, e Victor De Paula, da Feirense-Beecelar.
E foi este grupo, que chegou a ter uma vantagem superior a quatro minutos face ao pelotão, que amealhou a maior parte dos pontos durante a corrida. Fábio Costa foi o mais rápido nas duas primeiras metas-volantes, Victor De Paula na terceira.
Nas contagens de montanha, José Bicho destacou-se na primeira, Colby Lange na segunda e só na terceira houve um elemento exterior ao grupo da fuga a passar em primeiro: foi Pedro Pinto, da Efapel Cycling.
Isto porque na altura dessa última contagem de montanha, na Serra de Grândola, já a fuga havia sido alcançada pelo pelotão, para se preparar assim mais uma chegada ao sprint.
E assim foi: na Rua Dom Nuno Álvares Pereira, foi Davide Stella o mais forte no esforço final, com Noah Hobbs logo atrás e a conseguir segurar a Camisola Amarela, ao cabo de quatro horas e seis minutos de corrida.
Na classificação geral, Nicolás Tivani é segundo atrás de Hobbs, com Stella no terceiro posto. Esse é, de resto, o top três também na classificação por pontos.
Noah Hobbs, refira-se, é ainda o líder da juventude, enquanto Pedro Pinto veste a Camisola Verde, da classificação da montanha.
Esta sexta-feira a Volta ao Alentejo começa em Carvalhal e termina em Arraiolos, numa terceira etapa que terá um percurso de 180 quilómetros.
Fonte: Federação Portuguesa de Ciclismo