A Associação de Dadores Benévolos de Sangue de Portalegre (ADBSP) encerrou o ciclo de brigadas de colheita de sangue de 2025 em Monforte, com uma participação significativa de voluntários.
A iniciativa foi realizada em articulação com o Grupo de Dadores Benévolos de Sangue de Monforte e com a Unidade Funcional de Imunohemoterapia da ULSAALE, contando ainda com a colaboração do Grupo Motard de Monforte e do Grupo de Forcados da vila.
A colheita decorreu no quartel dos Bombeiros de Monforte e reuniu 43 voluntários, sendo 23 mulheres, o que corresponde a 53,5% dos participantes. Registou-se ainda a estreia de uma jovem dadora. Devido à época de constipações, alguns voluntários não puderam efectuar a dádiva, após a realização do habitual exame clínico prévio. Ainda assim, foram recolhidas 35 unidades de sangue.
Após a colheita, teve lugar um momento simbólico junto do Monumento ao Dador de Sangue de Monforte, com a deposição de uma coroa de flores e um minuto de silêncio em memória dos dadores já falecidos.
A Câmara Municipal de Monforte apoiou a realização do almoço de confraternização, que decorreu ao início da tarde. Foi ainda anunciado que o Grupo de Dadores Benévolos de Sangue de Monforte será oficialmente registado em breve, contando para isso com o apoio da FAS – Portugal e do Município de Monforte.
As colheitas da ADBSP continuarão a realizar-se aos sábados de manhã em 2026. A primeira do novo ano está marcada para o dia 3 de Janeiro, no Centro de Saúde de Nisa. No dia 10 de Janeiro, a colheita terá lugar no Centro de Saúde de Avis.
A ADBSP deseja Boas Festas e um ano de 2026 próspero, agradecendo a todos os que colaboraram ao longo de 2025. A Associação deixa ainda o convite para iniciar o novo ano com o gesto solidário da doação de sangue.





