A Unidade Local de Saúde do Norte Alentejo (ULSNA) reporta esta sexta-feira, dia 22, no seu relatório da situação epidemiológica, mais oito óbitos, o que eleva para 120 o número de mortes registadas no distrito desde o início da pandemia, e mais 89 novos casos de infecção.
Comparativamente ao boletim de ontem, há a registar mais dois óbitos no concelho do Crato, que passa a contabilizar um total de seis mortes desde o início da pandemia. No concelho de Portalegre há mais uma morte a lamentar, contabilizando agora um total de 39 óbitos, em Ponte de Sor há um total de seis óbitos, havendo mais um do que ontem. Também o concelho de Nisa regista mais um óbito e soma agora um total de 17 óbitos. No concelho de Elvas também há registo de mais um óbito, sendo que desde o início da pandemia foram registadas 15 mortes e Castelo de Vide também soma um novo óbito, totalizando quatro óbitos. Em Alter também há mais uma morte regista nas últimas 24 horas, totalizando agora o concelho cinco mortes associadas às COVID-19, apesar de o Município dar conta de 12 óbitos desde o início da pandemia.
Da lista da ULSNA, referente aos óbitos por concelho desde o início da pandemia, constam ainda os concelhos de Marvão com 11, de Campo Maior com quatro, Arronches, Avis e Monforte com três óbitos cada.
Reiteramos que os restantes óbitos não estão referenciados nos respectivos concelhos porque a unidade de saúde não divulga números inferiores a três casos por concelho.
O somatório dos números divulgados pela unidade de saúde indica que, desde o início da pandemia, foram confirmados 3614 casos na região do Alto Alentejo, mais 89 casos do que ontem, havendo a registar um aumento do número de casos activos que é de agora 1088, mais 33 do que ontem, e também o número de recuperados subiu para 2406, mais 48 do que ontem.
De acordo com o boletim da ULSNA, há agora 57 pessoas internadas, mais sete do que ontem, e foram realizados nesta unidade de saúde 47.132 testes.
De acordo com os dados da unidade de saúde, Elvas é o concelho com mais casos activos com 240 (+18) no total, segue-se Campo Maior com 133 (+5) Portalegre com 120 (-4), Nisa com 109 (-6), Ponte de Sor com 115 (+13), Alter com 88 (=), Castelo de Vide com 57 (+1), Crato com 49 (-6), Monforte com 35 (+4) Gavião com 29 (+1), Fronteira com 28 (+1), Sousel com 15 (+1), Marvão com 25 (+1), Avis com 20 (+1) e Arronches com 20 (-2).
Importa realçar que os dados divulgados pela ULSNA referem-se até às 10h desta sexta-feira, dia 22, tendo por base os dados apurados por laboratórios públicos, o que poderá justificar o desfasamento de alguns números relativamente à informação que tem sido divulgada pelos Municípios.
Na sequência da nota acima mencionada, em alguns municípios verifica-se um significativo desfasamento no número de casos activos quando comparadas com as últimas actualizações veiculadas pelos Municípios, o que poderá estar relacionado com o facto de terem sido realizados testes em laboratórios privados, motivo pelo qual ainda não constam deste boletim da ULSNA.
No concelho de Elvas, a Câmara reporta um total de 353 casos activos. Em Arronches, onde foi confirmado um surto no lar de Mosteiros, a Câmara reporta 77 casos activos.
No concelho de Sousel a informação reportada pelo Município é da existência de 34 casos activos e em Ponte de Sor a informação veiculada aponta para 200 casos activos.
Também em Alter há uma discrepância significativa com a Câmara a reportar, na última actualização 106 casos, e em Campo Maior, onde foram detectados surtos entre as Irmãs Concepcionistas, no lar de Degolados e também nos Bombeiros, são reportados 266 casos activos.
Já em Monforte, onde foi detectado um surto no Lar de Santo Aleixo, há de acordo com a Câmara um total de 64 casos activos.
Destaque ainda para o concelho de Castelo de Vide onde foram detectados surtos no Lar de Santo Amaro da Misericórdia e nos dois lares da Fundação Nossa Senhora da Esperança, onde existem um total de 89 casos positivos.