COVID-19: Segundo caso confirmado em grupo de trabalhadores agrícolas em Fronteira

A Câmara de Fronteira confirmou esta tarde que, após a realização de testes a todos os trabalhadores rurais alojados temporariamente numa propriedade rural no concelho, foi confirmado um segundo caso positivo de infecção pelo novo coronavírus.
De acordo com o presidente da autarquia, Rogério Silva, os testes foram realizados, «após o seu isolamento na referida propriedade», a um grupo de 52 trabalhadores, dos quais 50 tiveram resultado negativo e dois tiveram resultado positivo, sendo que os dois infectados não apresentam quaisquer sintomas da doença.

«Estes resultados, comunicados na madrugada passada, determinaram o isolamento imediato e total do segundo trabalhador infectado em relação os restantes, à semelhança do que aconteceu com o primeiro caso», sublinha o autarca.

Já após o primeiro comunicado, que dava conta do segundo caso positivo, a autarquia divulgou a informação dos resultados dos «testes realizados preventivamente», os quais deram todos negativos, sem, no entanto, especificar o número de testes realizados.

Estes testes «foram realizados por mera prevenção e as pessoas que aos mesmos se submeteram não são consideradas, nos termos da recente norma n. 15/2020 de 24/07/2020, sujeitas a alto risco de exposição ao vírus, não se encontrando em vigilância activa», salvaguarda, reforçando que «prevenir será sempre melhor que remediar».
Rogério Silva salienta que, neste momento, e decorridas menos de 48 horas desde a notificação do primeiro caso, procedeu-se já ao subsequente isolamento, rastreio, testagem e obtenção dos resultados.
«A ausência de sintomas nos trabalhadores diagnosticados positivos é bastante elucidativa dos cuidados que devemos manter a todo o tempo. Se todos cumprirmos as normas e as recomendações da Direção Geral de Saúde o risco de transmissão do vírus reduz-se substancialmente», aconselha ainda o edil, que refere inclusive que «o aparente controlo desta situação não reduz o nível de vigilância e cuidados que devemos manter sempre. Quer nesta situação, quer no dia a dia».

Publicidade