COVID-19: Gavião regista primeiro caso e Elvas soma mais um infectado

Há mais dois casos a registar de infecção por COVID-19 no distrito de Portalegre, desta feita nos concelhos de Gavião e Elvas.

No caso de Gavião um homem acusou positivo e é o primeiro caso conhecido no concelho, tendo sido sujeito a essa peritagem pela entidade de saúde depois de apresentar alguns sintomas que o levaram a consulta e inicialmente fizeram supor tratar-se de uma constipação.

Publicidade

Foi-nos referido que o homem havia sofrido uma rotura de menisco e por isso se encontra de baixa médica há alguns meses. Tendo estado a ser tratado para esse problema, tem-se deslocado a algumas consultas e por esse motivo esteve em Lisboa a meio do mês de Março, suspeitando-se que possa então ter sido contagiado.

Na sequência deste caso, ontem à noite, terça-feira, a Mesa Administrativa da Santa Casa da Misericórdia de Gavião reuniu de emergência e deliberou manter em serviço a equipa de funcionárias que deveria ser rendida hoje.

A equipa que ia entrar em serviço integra uma funcionária mulher do homem, trabalhador municipal mas que se encontra “de baixa” há alguns meses, que acusou positivo na análise que lhe foi feita ao coronavírus, e por precaução essa equipa que estava na retaguarda há uma semana mantém-se assim até ao resultado das 11 análises que serão feitas hoje, para além das que estão a ser efectuadas junto dos familiares das pessoas infectada.

Na instituição, que mantém dois Lares em Gavião – o de Nossa Senhora dos Remédios e o de S. Francisco – e um Infantário, para além do Lar de Nossa Senhora das Necessidades na Comenda, trabalham ao todo cerca de 160 funcionários. Os Lares de Gavião contam com 138 idosos e o Infantário com 40 crianças. Já o Lar de Comenda aloja 40 utentes.

A instituição está a funcionar com normalidade e o provedor, Edmundo Neves, que nos confirmou os factos, entende não dever prestar declarações que remete para as entidades competentes da área da Saúde, que estão a par de toda a situação, tal como a Segurança Social e a autarquia, e todas colaborantes e a trabalhar de acordo com os planos de contingência que estavam definidos e em execução.

O nosso jornal sabe que já haviam sido feitas pelo menos seis análises na instituição e que todas haviam dado negativo.

Já no concelho de Elvas, o presidente da Câmara confirmou à Rádio Elvas esta manhã a existência de mais um infectado, que se vem somar aos quatro já detectados anteriormente.

No concelho de Portalegre e segundo apurou o nosso jornal, a situação mantém inalterada face ao anteriormente noticiado, havendo três casos confirmados, desta feita um jovem de 15 anos da Casa de Acolhimento de Nossa Senhora da Conceição e ainda um casal. Todos se encontram a receber tratamento em casa.

Publicidade