COVID-19: Casal de Portalegre que testou positivo garante estar a tomar todas as precauções

O casal residente em Portalegre, de 36 e 34 anos, com teste Covid-19 positivo, e dois filhos de 6 e de dois anos que testaram negativo, mantém-se em total isolamento em casa e, como explica o senhor, «fui eu quem informou as autoridades».

O homem, de 36 anos, apresenta-se muito preocupado «por causa das pessoas» e faz questão de deixar muito claro que «não andamos a infectar ninguém» e que têm tomado todas as precauções apesar de a família se encontrar bem de saúde.

Terça-feira, a seu pedido junto da médica e da delegada de Saúde, e depois de informada a PSP, foi ao Hospital onde fez uma TAC e análises e todos os resultados confirmam que se encontra bem, restando esperar que no momento considerado adequado seja repetido o teste.

«Não vale a pena espalhar o pânico», alerta, pois «somos portadores, mas quando estivermos negativos acaba esta situação». Até lá que ir vivendo e a família cumpre todas as normas de protecção, não havendo ninguém em risco de infecção.

«Fui eu quem quis fazer o teste»

 O homem, que foi há algum tempo operado ao nariz, sentiu que estava a perder o paladar e o olfacto «quase na totalidade», sabia que tal podia ser um sintoma de infecção pelo Covid 19 «através de consulta de informação credível na internet» e solicitou o teste junto da sua seguradora que de início foi considerado desnecessário mas desde logo «tomei a iniciativa de auto isolar-me» e, depois de insistir com a médica fez o teste «através do seguro de saúde» numa clínica em Évora, zona onde andava a trabalhar.

Com o resultado positivo, «tratei depois com a delegada de Saúde» e «liguei de imediato ao meu chefe», tendo sido tomadas todas as precauções e informou as autoridades.

A esposa estava já há algum tempo em casa a tomar conta dos filhos, por isso não estava no emprego. Testou mas «é assintomática», ou seja não tem qualquer sintoma, apenas transporta o vírus. Entretanto as suas colegas fizeram o teste e deram todas negativo.

As crianças também testaram negativo, o que segundo julga saber através de leituras é frequente.

O que importa realçar, para que as pessoas percebam, é que esta família não representa qualquer perigo de contágio, pois encontra-se isolada, sendo que dentro de poucos dias fará a repetição dos testes.

Entretanto o nosso jornal sabe que a presidente da Câmara de Portalegre, Adelaide Teixeira, ligou à família a agradecer a sua colaboração e elevado civismo demonstrado.

(Nt. – Por imperativo de consciência optamos por reservar integralmente a identidade das pessoas, que em nada importa para o caso) 

Publicidade