Um trabalhador agrícola, «alojado temporariamente numa propriedade rural em São Saturnino», testou positivo à COVID-19, confirmou esta quinta-feira, 23, a Câmara de Fronteira.
Em comunicado, a autarquia esclarece que a pessoa infectada, que se encontra em isolamento pofiláctico e vigilância activa, «presta trabalho sazonal numa exploração agrícola fora do concelho de Fronteira» , adiantando que desde logo «foram acionadas as medidas respectivas do Plano de Contingência apresentado pela entidade responsável pelo alojamento temporário».
Após conhecimento do resutado, foi «realizada uma acção conjunta da autoridade de saúde e proteção civil municipal ao local do alojamento temporário, com vista a explicar e reforçar todos os procedimentos a seguir na sequência deste diagnóstico», explica a Câmara, sublinhando que «todos os trabalhadores vão ser sujeitos a testes de diagnóstico, mantendo-se igualmente em isolamento profilático e vigilância ativa no referido local».
Foram ainda implementadas «todas as medidas de prevenção da transmissão entre contactos próximos, que passam pelo rastreio, isolamento e realização de testes de diagnóstico».
«A situação continuará a ser acompanhada pela autoridade de saúde e pela proteção civil municipal, dela sendo dada nota diária para conhecimento da população», afirma o município, reiterando à população «a necessidade de manter as medidas de prevenção da transmissão da doença, nomeadamente o uso da máscara em espaços interiores fechados, a higienização constante das mãos e o cumprimento das medidas de etiqueta respiratória e distanciamento social».