COVID-19: Bombeiros do distrito já começaram a ser vacinados

Teve início na quinta-feira, dia 11, o processo de vacinação aos corpos de Bombeiros do Distrito de Portalegre. No total, em todo o distrito, serão vacinados 388 Soldados da Paz, sendo que a previsão é que esta acção, que está a decorrer «sem problemas de maior», termine na segunda-feira.

Aos jornalistas, Jorge Marques, do Conselho de Administração da ULSNA, adiantou que as listas dos elementos elegíveis para tomar a vacina foram elaboradas pelos Comandantes e pela Autoridade Nacional de Emergência e Protecção Civil, tendo sido «elegíveis 50% dos elementos dos respectivos quadros activos e quadros de comando» das várias corporações. Os restantes elementos serão vacinados posteriormente, uma vez que o objectivo «é vacinar toda a gente».

A vacina que está a ser administrada é da AstraZeneca, pelo que a segunda dose será administrada dentro de 12 semanas.

Dos 388 Bombeiros elegíveis para a toma da vacina, «alguns já tinham sido previamente vacinados porque, como estavam nos grupos prioritários, quando foi havendo remanescentes em Instituições para idosos fomos chamando Bombeiros». Nesta fase, caso haja algum Bombeiro que não possa tomar a vacina e caso a dose fique remanescente, serão chamados elementos da PSP e da GNR, por forma a «manter as prioridades».

No distrito de Portalegre, a vacina já foi administrada às corporações de Monforte, Marvão, Fronteira, Gavião e também em Portalegre, esta último que decorreu ao início da tarde e em que foram vacinados cerca de 45 elementos.

Publicidade