Conselho Local de Saúde Mental do Alto Alentejo reúne pela primeira vez

O auditório da Comunidade Intermunicipal do Alto Alentejo (CIMA) recebeu, esta terça-feira, dia 26, a primeira reunião do Conselho Local de Saúde Mental do Alto Alentejo.

Este Conselho tem como missão promover a saúde mental no território Alto Alentejo através da apresentação de propostas para a melhoria de funcionamento do serviço local de saúde mental e da emissão de pareceres sobre os planos de actividades e relatórios elaborados por aquele serviço.

A instalação deste órgão consultivo, presidida pelo presidente do Conselho Intermunicipal, Hugo Hilário, concretizou-se com a tomada de posse dos representantes das entidades que o constituem – CIMAA, Municípios, serviços de saúde mental, Unidade Local de Saúde do Alto Alentejo (ULSAALE) e outras entidades com relevância na matéria, à qual se seguiu a apresentação, discussão e aprovação do regulamento interno.

A responsável pelo Departamento de Psiquiatria da ULSAALE, Catarina Agostinho, teve ainda a possibilidade de dar a conhecer aos membros do Conselho Local de Saúde Mental do Alto Alentejo as respostas actualmente disponibilizadas à população, no âmbito da saúde mental e as respostas planeadas para melhoria dos serviços.

O presidente do Conselho Intermunicipal, Hugo Hilário, evidenciou a importância deste órgão para «melhorar a concertação interinstitucional e estreitar a articulação entre as respostas disponibilizadas pela ULSAALE no território Alto Alentejo e os projectos e serviços já desenvolvidos em cada concelho, permitindo responder às necessidades das comunidades de forma mais eficaz e eficiente. Os constrangimentos identificados no nosso território serão sempre mais fáceis de ultrapassar se trabalharmos de forma estruturada, próxima e continua», afirmou.

Publicidade