O Centro de Educação, Formação e Universidade Sénior (CEFUS) de Monforte recebeu na quinta-feira, dia 8, a reunião ordinária do Conselho Intermunicipal da CIMAA. Em destaque esteve a aprovação, por parte dos autarcas do Alto Alentejo, das minutas de contrato para o financiamento do Empreendimento de Aproveitamento Hidráulico de Fins Múltiplos do Crato – Barragem do Pisão, para a concessão da construção das Infraestruturas Primárias, do auto de consignação e também do Plano de Segurança e Saúde da empreitada. Mais «um passo importantíssimo» para que esta ambição de décadas de uma região, chegue finalmente a bom porto.
Sobre o procedimento de expropriações, representantes da empresa LusoRoux, que está responsável pelo mesmo, apresentaram ao Conselho Intermunicipal acerca do ponto de situação deste processo, com foco na atualização dos valores das expropriações dos Prédios Rústicos.
Antes da ordem de trabalhos, foi apresentado o ponto de situação dos Acordos Quadro referentes ao Fornecimento de Energia Eléctrica, à Manutenção dos Percursos Pedestres e ao fornecimento de Gás Natural. Houve ainda oportunidade para conhecer a empresa Lãmb, que desenvolve um projecto inovador, promotor da sustentabilidade e que procura através da utilização do um produto endógeno, a lã de borrego, desenvolver a sustentabilidade, economia circular e criação de valor no sector ovino. Contribuindo desta forma elevar o nome do Alto Alentejo e cumprir as metas dos Objectivos de Desenvolvimento Sustentável.