O Presidente do Conselho Intermunicipal da CIMAA, Joaquim Diogo, participou hoje, dia 12, na cerimónia de assinatura do protocolo “RecolhaBio2025”, um programa de apoio à recolha selectiva de biorresíduos promovido pelo Fundo Ambiental. A sessão  decorreu na Agência para o Clima, em Lisboa, e contou com a presença da ministra do Ambiente e Energia, Maria da Graça Carvalho.

O protocolo enquadra-se nas metas da União Europeia, que estabelecem objectivos de 60 % até 2030 e 65 % até 2035 para a preparação, reutilização e reciclagem de resíduos urbanos. Os biorresíduos, que representam cerca de 38 % do total dos Resíduos Sólidos Urbanos produzidos, são essenciais para atingir estas metas.

O programa “RecolhaBio” pretende apoiar os municípios na adopção de acções que valorizem os biorresíduos, seja através da compostagem doméstica, comunitária ou na recolha selectiva com encaminhamento para centrais de valorização orgânica, onde é produzido composto orgânico para fertilização do solo.

Criado em 2022, o programa tem sido replicado nos últimos três anos com o objectivo de contribuir para a correcta gestão de biorresíduos e para o cumprimento das metas de reciclagem.

Publicidade