A Comunidade Intermunicipal do Alto Alentejo (CIMAA) aprovou ontem, dia 11, na última reunião ordinária do Conselho Intermunicipal de 2025, o orçamento e o Plano de Acção para o próximo ano, com um valor de cerca de 141 milhões de euros, o mais elevado de sempre da sua história.
Este valor recorde deve-se principalmente aos compromissos assumidos no Empreendimento de Aproveitamento Hidráulico de Fins Múltiplos do Crato – Barragem do Pisão, considerado o projecto mais estruturante do Alto Alentejo, com uma dotação prevista de cerca de 126,4 milhões de euros em 2026.
O orçamento da CIMAA abrange várias áreas de intervenção, destacando-se o investimento na Estratégia Nacional de Territórios Inteligentes, no valor de 2,2 milhões de euros, e na Modernização e Digitalização do Alto Alentejo, com 1,1 milhões de euros. Realça-se ainda a candidatura “Formação e Capacitação da Administração Pública no Alto Alentejo”, num investimento de cerca de 381,5 mil euros, sendo este um plano de formação para 2025/2028 que envolverá 1195 trabalhadores em 58 cursos.
Na área dos transportes, será implementado progressivamente o transporte a pedido em todo o território, após o piloto bem-sucedido no município de Campo Maior. A preparação da nova rede de transportes/concessão será uma prioridade em 2026, juntamente com um investimento na melhoria das paragens e abrigos e na comunicação e divulgação do sistema de transportes públicos, abrangendo todos os públicos.
Já no sector educativo e cultural, destacam-se “A ACADEMIA + SUCESSO ESCOLAR – Programa Intermunicipal de Promoção do Sucesso Escolar no Alto Alentejo (PIPSEAA)”, com cerca de 332 mil euros, e o projecto “Educar com Arte”, contemplado com 393 mil euros. O projecto visa reforçar o papel da cultura e do turismo sustentável no desenvolvimento económico, na inclusão social e na inovação social, abrangendo todos os públicos.









