O auditório da Comunidade Intermunicipal do Alto Alentejo recebeu na terça-feira, dia 9, autarcas e técnicos dos Municípios, bem como representantes dos Agrupamentos de Escolas do Alto Alentejo, para uma reunião conjunta, em que foram apresentadas as duas candidaturas recentemente aprovadas: Academia + Sucesso Escolar e Educar com Arte. 

Integrada no Plano Nacional das Artes, a operação “Educar com Arte” irá levar até às escolas do Alto Alentejo as iniciativas: Programa Artista Residente e Mochila Cultural. A primeira constitui-se a partir do estabelecimento de uma parceria entre um Artista Residente/Associações Culturais Locais e os Agrupamentos de Escolas, que é co-responsável pela concepção, desenvolvimento e realização de um projecto para aquele território educativo, em articulação com o Plano Cultural de Escola, que privilegie processos artísticos, culturais e criativos. Já a Mochila Cultural, tem nos seus objectivos a diversificação através da presença das artes, dos patrimónios e das culturas na escola, em diálogo com as diferentes disciplinas do currículo, promove a familiarização, apreciação e compreensão de diferentes formas de expressão artísticas e culturais. 

A Academia + Sucesso Escolar, que deverá iniciar a sua implementação já durante o 1.º Período/Semestre deste ano lectivo, contará com cinco actividades distintas: Intervenção complementar na promoção da aprendizagem da leitura; Despertar o gosto pela Matemática; Clubes de Aprendizagem – Metodologias Diferenciadas; PISA for Schools; Observatório da Educação do Alto Alentejo (OdE-AA).

Nesta reunião, foi ainda abordada a candidatura ALT2030-2024-53 – Cultura, também  aprovada, com cinco tópicos propostos pelos municípios em encontros prévios,  nomeadamente: Publicações do Museu de Arte Contemporânea de Elvas – Colecção António Cachola; Candidatura da Olaria Pedrada de Nisa a Património Cultural da  Humanidade; Oficina de Teatro – Crianças e Jovens de Monforte; Programa Museológico  do Centro de Interpretação do Património Imaterial – António Sardinha (CIPI-AS),  Monforte; Valorização, Conservação e Restauro do Património Cultural no Museu de Arte  e Atrelagem de Gavião. Tendo em conta que o processo, à semelhança dos anteriores, será assumido pela CIMAA, o contacto directo com os municípios irá continuar, de forma a agilizar todos os elementos necessários e dar os próximos passos.

Publicidade