A Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Alentejo (CCDR Alentejo), na pessoa da vice-presidente Carmen Carvalheira, lidera a presença da região na EXPO OSAKA, que decorre entre os dias 9 e 11 de Maio, com uma representação cultural marcada pela diversidade, autenticidade e cooperação internacional. 

A iniciativa reflecte o empenho da região em reforçar as ligações históricas e culturais com o Japão, país com o qual o Alentejo partilha laços desde a Missão Tensho no século XVI. 

A programação, estruturada em torno de três eixos — passado, presente e futuro — inclui a exposição dos biombos Namban e outros elementos ligados à Missão Tensho, demonstrações do património cultural imaterial do Alentejo inscrito na lista da UNESCO (como o Cante Alentejano, os Bonecos de Estremoz, os Chocalhos de Alcáçovas e as Festas do Povo de Campo Maior), bem como uma antevisão de Évora 2027 – Capital Europeia da Cultura.  

Em destaque no programa, está ainda o concerto do artista alentejano António Zambujo, acompanhado pelo Rancho de Cantadores da Aldeia Nova de São Bento, simbolizando a união entre tradição e modernidade. 

A participação conta com o envolvimento de diversas entidades parceiras que se  associaram a esta representação, nomeadamente: os municípios de Évora, Estremoz,  Campo Maior, Vila Viçosa e Viana do Alentejo; a Comunidade Intermunicipal do Baixo  Alentejo (CIMBAL); a Entidade Regional de Turismo do Alentejo (ERTA); a Agência Regional  de Promoção Turística do Alentejo (ARPTA); a Agência de Desenvolvimento Regional do  Alentejo (ADRAL); a Associação Évora 2027; a Universidade de Évora; a Biblioteca  Nacional de Portugal / Biblioteca Pública de Évora; e o Rancho de Cantadores de Vila  Nova de São Bento, entre outras entidades culturais e académicas da região. 

A CCDR Alentejo afirma assim o seu papel central na promoção internacional da região, fortalecendo a diplomacia cultural e as oportunidades de cooperação entre Portugal e o Japão. 

Em simultâneo, será inaugurada no dia 9 de Maio, na Biblioteca Pública de Évora, a “EXPO OSAKA NO ALENTEJO”, patente até 13 de Outubro, com a exposição das réplicas dos Papéis do Biombo de Évora, produzidos na região de Osaka, Japão, entre 1583 e 1587.

Publicidade