Castelo de Vide recebe IV Academia Internacional MAAC dedicada ao Cravo e ao Pianoforte

A Música Antiga Associação Cultural, com o apoio da Câmara Municipal de Castelo de Vide e a Associação Michael Leodolter, promove em Castelo de Vide a 4ª edição da Academia Internacional, dedicada ao Cravo e ao Pianoforte. As Masterclasses serão frequentadas por nove alunos de formação avançada, domiciliados no Convento da Senhora da Vitoria em Castelo de Vide.

Paralelamente decorrem três concertos de Entrada Livre, sendo os lugares prioritários atribuídos mediante reserva.

Publicidade

Mensagem do Presidente da MAAC Música Antiga Associação Cultural

«No ano de 2023, iniciamos um novo ciclo de actividades de formação da MAAC, com a concretização da IV Academia Internacional de Cravo e Pianoforte na Vila de Castelo de Vide, com o apoio do Município.

Nesta 4.ª edição, as masterclasses e os concertos são orientados por Natalia Valentín e Bruno Procopio, que assumem respectivamente as classes de pianoforte e cravo; Intérpretes de excelência que aportam aos participantes na Academia algumas das linhas interpretativas mais relevantes na área dos instrumentos de tecla históricos.

As academias da MAAC iniciaram no ano de 2018, e desde então têm decorrido sempre em Oeiras, porém, a MAAC sempre desenvolveu uma linha de actividades em territórios do Interior de Portugal, procurando a conjugação da performance musical com a Natureza, como acontece nos CIMA – Cursos Internacionais de Música Antiga que decorrem  na aldeia histórica de Idanha-a-Velha.

Um dos objectivos principais destas academias é o de aumentar a massa crítica na área da Música Antiga em Portugal, congregando os participantes em torno de conceituados mestres e pedagogos de vários instrumentos. Neste contexto,
as actividades de formação da MAAC —academias, CIMA, workshops — têm convocado alguns dos mais relevantes intérpretes especializados da cena internacional, entre os quais, os cravistas, Ketil Haugsand, Skip Sempé, Olivier Fortin, Yuko Inoue, Fréderick Haas, Giulia Nuti, Menno Van Delft, Adriá Gracia, Mathieu Valfré, Sonja Leipold, Chiara Tiboni, Maria Luisa Baldassari, Javier Artigas, Santiago Pereira, entre outros.

O nosso sentido agradecimento ao Município de Castelo de Vide, cujo apoio permite a realização das academias MAAC nesta vila particularmente bela. A MAAC agradece também à Associação Micael Leodolter, à ESART-IPCB e ao Prof. Tiago Malato, defensor incansável desta ideia, da Cultura e das virtudes deste território Norte Alentejano».

Programa:

10MAR

10H00-12H30 / 14H30-17H30 masterclasses de Cravo e Pianoforte

20H30 Concerto #1: IGREJA DE SANTIAGO

 RECITAL DE PIANOFORTE NATÁLIA VALENTÍN

Encontros no Salão Vienense

Duelos de interpretação, querelas de composição, rivalidades estilísticas, tantos encontros musicais que deram material literário a críticos e testemunhas de uma época marcada por uma elegância formalizada e uma ligeira simplicidade. Natália Valentin oferece um revigorante programa em torno das Bagatelles Op.33 de Beethoven, com obras de Wolfgang Amadeus Mozart, Muzio Clementi e Joseph Haydn entre outros. Ilustrado com textos, correspondências e artigos que testemunham os costumes e gostos da época clássica, este programa será executado num Pianoforte modelo Stein de ação vienense, de sonoridade brilhante e perolada criando assim o universo sonoro dos salões vienenses.

MOZART, Wolfgang Amadeus (1756-1791)

Fantaisie en ré mineur Kv 397

HAYDN, Joseph (1732-1809)

Sonate en ré majeur Hob. XVI/33

allegro — adagio — tempo di menuet

CLEMENTI, Muzio (1752-1832)

Sonate en fa mineur Op. 13

allegro — largo sostenuto — presto

BEETHOVEN, Ludwig van (1770-1827)

SeptBagatelles Op. 33

andante grazioso quasi allegretto — scherzo allegro — allegretto — andante —

allegro ma, non troppo — allegretto quasi andante — presto

NOTAS BIOGRÁFICAS

Natural da Venezuela – e aluna estrela da educação musical do El Sistema do país – a florescente carreira artística de Natália Valentin reflete seu entusiasmo e carisma pessoal. Entre seus sucessos recentes, Natália realizou uma série de mais de trinta concertos na Europa e nas Américas em parceria com o Centro de Música Romântica Francesa de Veneza, também conhecido como Palazzetto Bru Zane. É convidada internacional frequente, tanto para música de câmara quanto como solista de concerto com orquestras em todo o mundo. Recentemente, se apresentou-se em prestigiosos festivais na França, Espanha, Itália, Suíça, Venezuela, México, Bahamas, Brasil e EUA.

Natália Valentin também teve destaque nas recentes festividades do Ano Chopin na Filarmónica de Paris (a Cité de la Musique). Os shows viram Natália tocar no mesmo pianoforte Broadwood que Chopin tocou durante sua última turnê na Inglaterra. Natália é uma artista exclusiva da etiqueta francesa Paraty Productions. O seu primeiro álbum – apresentando Rondos e Bagatelles de Beethoven – foi muito elogiado pela imprensa, recebendo inúmeras distinções, incluindo 5 Diapasons, Top 5 do Ano da Fanfare Magazine nos EUA e o CLIC de classiquenews.com.

Natalia é apaixonada pela execução em instrumentos históricos, procurando transmitir as técnicas e especificidades interpretativas da performance no  fortepiano, informadas por documentos históricos e metodologias que datam do período clássico. Excelente performer e pedagoga, transmite os conhecimentos através das lentes da pedagogia moderna, baseando-se na pesquisa musicológica, na evolução organológica e na interação entre compositores e os instrumentos disponíveis em constante mudança. As suas masterclasses são uma jornada fascinante, abrindo possibilidades de execução que podem ser integradas à técnica moderna do piano. Natália ingressou recentemente no corpo docente do Conservatório do 10º arrondissement de Paris. Ela também é frequentemente convidada como conferencista nas principais universidades da América do Sul, bem como professora assistente na Accademia Europea Villa Bossi, na Itália. Nos últimos anos, ela foi professora titular em dois conservatórios nos subúrbios parisienses: Bobigny e Vigneux-sur-Seine. Vencedora de várias distinções do Primeiro Prémio, Natália Valentin estudou no Conservatório Regional de Paris (CRR) antes de concluir os seus estudos no Conservatório Nacional de Paris (CNSM). Seus mentores incluíam Billy Eidi, Patrick Cohen, Pierre Cazes e Kenneth Weiss. Natália passou a aprimorar sua arte sob Susan Alexander-Max e Arthur Schoonderwoerd.

11MAR

10H00-12H30 / 14H30-17H30 masterclasses de Cravo e Pianoforte

17H30 Conferência ‘A História e a Evolução do Pianoforte’

20H30 Concerto #2: IGREJA DE SANTIAGO

 RECITAL DE CRAVO DE BRUNO PROCOPIO

Música Barroca do “ Grand Siécle Musical”

(programa a definir)

NOTAS BIOGRÁFICAS

Bruno Procópio cravista e maestro, detentor de uma sólida formação junto ao CNSM de Paris, conjuga uma aclamada carreira internacional a um raro domínio de projetos culturais de vulto. Bruno Procópio foi aluno do Pierre Hantaï e do Christophe Rousset. Dirigiu grandes formações sinfônicas nestes últimos dez anos: El Sistema da Venezuela (Orquestra Sinfónica Simón Bolívar e Orquestra Barroca Simón Bolívar), Orquestra Sinfônica Brasileira, Orquestra Sinfônica do Estado de São Paulo (OSESP), Orquestra Filarmônica de Minas Gerais, Orquestra da Ópera de Manaus, Orquestra Nacional de Costa Rica,Orchestre National des Pays de Loire, Orchestre d’Auvergne, Orchestre Lamoureux, Chœur et Orchestre Les Siècles, Orchestre Philharmonique Royal de Liège, Orchestre des Pays de Savoie, Orquestra Barroca de Tenerife, Coro e Orquestra AMA-UNAM (México) entre outras formações sinfônicas e vocais.

Gravou para a Paraty a integral das Partitas de Bach, a integral das sonatas para viola da gamba e cravo de Bach, um disco dedicado a François Couperin, a integral das Sonatas Württemberg do CPE Bach, três discos dedicado a Rameau e dois discos dedicados ao compositor luso-brasileiro Marcos Portugal. Os seus projetos discográficos receberam inúmeros prémios e críticas internacionais como CHOC de Classica, 5 Diapasons, Excelente da revista Scherzo, melhor disco do ano pela revista Fanfare nos USA, melhor disco da semana pela Radio Classic FM em Londres, etc. Bruno Procopio é frequentemente convidado a dar masterclass em universidades como a Unirio (Rio de Janeiro), a Universidad Simón Bolívar (Venezuela), a Universidad Católica de Chile, o Conservatório Central de Pequim (China) e a Accademia Villa Bossi (Itália).

Entre outras atividades, é o fundador do selo discográfico Paraty, vocacionado a conferir uma nova dinâmica ao disco clássico e distribuído a escala global pela PIAS-Harmonia Mundi, o selo foi recentemente elogiado pelo jornal Le Monde e em 2010 recebeu a Victoire de la Musique Classique, como melhor disco do ano. Bruno Procopio é também co-proprietário do Classiquenews portal de internet dedicado a música clássica, uns dos mais acessados de toda a França. também atuou como regente e diretor de projetos para o Centro de Música Barroca de Versailles junto as mais emblemáticas orquestras e instituições da América do Sul. É diretor artístico do festival Ventoux (Vaucluse, França) e criou recentemente a Jovem Orchestra Rameau em parceria com inúmeros conservatórios e instituições internacionais.

12MAR

10H00-12H30 masterclasse de Pianoforte

14H30 Ensaios no local

18H30 Concerto #3: IGREJA DE SANTIAGO

APRESENTAÇÃO FINAL DOS PARTICIPANTES

(programa a anunciar no próprio dia)

Publicidade