A intervenção de conservação no Castelo de Castelo de Vide, classificado como Monumento Nacional, deverá iniciar-se em Janeiro de 2026, anunciou o Município.
Técnicos da empresa responsável pela obra — a Monumenta, Reabilitação do Edificado e Conservação do Património, Lda. — realizaram recentemente uma visita técnica ao local, acompanhados pela vice-presidente da Câmara, Helena Esteves, pelo vereador Rui Bengala e pelo chefe do Serviço de Projectos e Obras Municipais, José Fernando Dias, com o objectivo de ultimar os preparativos antes do arranque dos trabalhos.
A necessidade de intervenção foi reportada pelo Município ao Ministério da Cultura, que tutela o monumento. Após vistoria, foi dada luz verde à obra, que implicará constrangimentos no acesso à Casa da Cidadania Salgueiro Maia a partir do início do próximo ano.
A intervenção incide na abóbada da entrada da Praça de Armas, cuja instabilidade obrigou a um escoramento provisório, abrangendo também a restante zona de acesso amuralhada.
O investimento supera os 425 mil euros, financiados pelo Património Cultural, através do Fundo de Salvaguarda do Património Cultural.
O Município manifesta «a sua preocupação com a segurança de todos os visitantes, trabalhadores e do próprio património, mantendo-se atento aos trabalhos em curso, e apela à melhor compreensão durante este período».


