O Município de Castelo de Vide assinala «com especial emoção» os 51 anos da Revolução dos Cravos, numa data que marca profundamente a história do País e o coração de todos os castelovidenses. 

Com um programa diversificado, que se estende ao longo do dia, a autarquia presta homenagem a um dos seus mais ilustres filhos: o Capitão Salgueiro Maia, figura central e incontornável na conquista da liberdade em Portugal. 

As comemorações arrancam pelas 09h com o tradicional Hastear das Bandeiras no Edifício dos Paços do Concelho com a participação da Banda União Artística e da Fanfarra da Associação Humanitária dos Bombeiros de Castelo de Vide. 

A manhã prossegue, pelas 10h, com o também tradicional Hastear das Bandeiras no Edifício Sede da Junta de Freguesia de Nossa Senhora da Graça de Póvoa e Meadas com a participação da Banda da Sociedade Recreativa e Musical de Póvoa e Meadas acompanhada também pela Fanfarra da Associação Humanitária dos Bombeiros de Castelo de Vide. 

Posteriormente, às 11h, o Parque 25 de Abril vai ser palco do momento alto com a deposição de uma coroa de flores junto ao Busto de Salgueiro Maia, seguido de uma intervenção do Senhor Presidente da Assembleia Municipal de Castelo de Vide.

Do programa para o dia consta ainda, pelas 12h, a abertura da exposição “(A)riscar em Castelo de Vide – Lugares do Maia”, de Luís Pedro Cruz, no Átrio dos Paços do Concelho. 

O programa deste dia tão especial culmina na Casa da Cidadania Salgueiro Maia onde, pelas 17h30, o destaque vai para a abertura da exposição “O 25 de Abril Sob o Olhar da União Europeia”, uma “Exposição, colectiva e itinerante, das Embaixadas dos Estados-Membros da UE” que vai estar patente até ao dia 16 de Junho, com entrada livre, e cuja primeira inauguração aconteceu a 10 de Abril de 2024 no Instituto Camões em Lisboa. Este momento vai contar com a presença de Suas Excelências, os Embaixadores da Bélgica e da Polónia em Portugal.  

Também patente, a partir da mesma hora, e no mesmo local, estará a nova versão da exposição “A Liberdade Passou Por Aqui” do emblemático fotojornalista Alfredo Cunha com um percurso inegável do qual se destacam as fotografias dedicadas ao 25 de Abril de 1974.  Esta sessão da tarde é iniciada com um discurso do presidente da Câmara Municipal, seguido das intervenções dos  Embaixadores da Bélgica e da Polónia em Portugal.

Publicidade