Castelo de Vide volta a receber, entre os dias 3 e 5 de Outubro, as Jornadas Internacionais de Idade Média. A nona edição do evento, uma parceria da Câmara Municipal de Castelo de Vide e do Instituto de Estudos Medievais da Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa, decorre sob o tema “As Sociedades Urbanas na Europa Medieval”.
Ao longo de três dias, o Cine-Teatro Mouzinho da Silveira e o Auditório da Fundação Nossa Senhora da Esperança recebem participantes de prestigiadas Universidades portuguesas, espanholas, francesas e norte-americanas.
A sessão de abertura, marcada para as 09h30 de quinta-feira, dia 3, no Cine-Teatro Mouzinho da Silveira e que vai contar com as presenças do presidente da Câmara Municipal de Castelo de Vide, António Pita, do Director da Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa, Luís Baptista, da Directora do Instituto de Estudos Medievais, Catarina Tente, e ainda Amélia Aguiar Andrade, da Comissão Organizadora, antecede a apresentação do livro “As Religiões na Europa Urbana Medieval”, dois momentos que são abertos ao público tal como a I Conferência.
Além das inúmeras sessões e conferências, os participantes vão ter também oportunidade de usufruir de uma visita guiada ao Centro Histórico de Castelo de Vide, já na quinta-feira, e também ao Crato e Flor da Rosa, no sábado, a encerrar o evento.
Terça e quarta-feira, dias 1 e 2, ficam marcadas pela Escola de Outono destinada a alunos de mestrado e doutoramento em Idade Média. O objectivo é promover a troca de experiências com os alunos a poderem aprofundar conhecimentos e competências através de sessões teóricas seguidas de espaços de debate. As línguas da Escola são o português, o espanhol e o inglês.