A vila de Marvão tem acolhido, desde do dia 10 de agosto, a primeira edição do ‘Campo Património’, um projecto de voluntariado cultural internacional, centrado na reabilitação desta imponente Fortaleza Abaluartada, integrada na Rota das Fortalezas Abaluartadas da Raia, juntamente com Almeida e Valença.

Ao longo da última semana, voluntários provenientes de diversos países têm trabalhado, lado a lado, na recuperação de elementos estruturais da Fortaleza, participando em acções de limpeza, remoção de vegetação e elementos em deterioração, tratamento e consolidação das estruturas, e aplicação de revestimentos e pinturas, preservando as caraterísticas históricas deste bem patrimonial.

Paralelamente, têm participado em actividades formativas e visitas culturais, aprofundando o seu conhecimento sobre a história do território, o património abaluartado e as práticas de valorização cultural.

Também a comunidade local tem marcado presença activa na iniciativa, contribuindo com entusiasmo e dedicação para esta missão comum. Entre partilhas de saberes, histórias e experiências, o ‘Campo Património’ tem-se revelado um verdadeiro espaço de encontro e intercâmbio entre culturas, gerações e modos de vida.

Prestes a terminar, com encerramento agendado para este sábado, dia 23, este Campo é já um marco no envolvimento da comunidade e dos visitantes na salvaguarda do património marvanense.

Publicidade