A GNR, através do Serviço de Protecção da Natureza e do Ambiente (SEPNA), no âmbito da Rede de Vigilância e Detecção de Incêndios, que integra o Sistema de Videovigilância Florestal e a Rede Nacional de Postos de Vigia da Campanha Floresta Segura 2025, procedeu, no dia 5, à activação de 80 Postos de Vigia (PV) da Rede Primária, os quais se encontram guarnecidos por um total de 320 operadores.

Importa referir que, a estes juntar-se-ão, a partir de 29 de Junho, a mais 150 Postos de Vigia da Rede Secundária, que serão activados e guarnecidos por 600 operadores adicionais.

No que respeita ao Sistema de Videovigilância Florestal, este é actualmente composto por 147 câmaras de videovigilância.

Relativamente às acções de sensibilização, a GNR realizou, até ao dia 7 de Maio, um total de 2 845 acções, alcançando 55 150 pessoas, com o objectivo de prevenir comportamentos de risco, promover a adopção de medidas de autoprotecção e fomentar o uso responsável do fogo por parte das comunidades.

Até ao momento, foram registadas 18 detenções, das quais 14 em flagrante delito, tendo sido igualmente identificados 136 suspeitos.

Nesta fase, os militares encontram-se no terreno a percorrer as faixas de gestão de combustível das freguesias prioritárias, com o objectivo de se proceder à sinalização e georreferenciação dos terrenos rurais que pela sua localização apresentem potencial risco de incêndio, promovendo em simultâneo, acções de informação e sensibilização junto dos proprietários, para que realizem voluntariamente a limpeza dos terrenos até 31 de Maio de 2025, evitando que, após o dia 1 de Junho de 2025, possam encontrar-se em incumprimento.

Esta fase da campanha tem como objectivo principal a prevenção com acções de sensibilização dirigidas aos cidadãos e entidades, com vista à alteração de comportamentos e à adopção das melhores práticas de segurança individual e colectiva. O esforço principal está a ser desenvolvido para despertar consciências para a importância da adopção de medidas de autoprotecção e para a redução do risco de ocorrência de incêndios.

A Campanha Floresta Segura da GNR contribui decisivamente para uma redução significativa do número de ocorrências graves e dos impactos negativos que podem causar na sociedade. A protecção de pessoas e bens, no âmbito dos incêndios rurais, continua a assumir-se como uma das prioridades estratégicas para a GNR, sustentada numa actuação preventiva e num reforço de patrulhamento nas áreas florestais.

A GNR, através do Serviço da Protecção da Natureza e do Ambiente (SEPNA), tem como preocupação diária a protecção ambiental e a conservação da natureza. Para o efeito, poderá ser utilizada a Linha SOS Ambiente e Território (808 200 520) funcionando em permanência para a denúncia de infracções ou esclarecimento de dúvidas.

Publicidade