Câmara de Portalegre investe mais de 200 mil euros na estabilização de edifício degradado na Rua de Elvas

Vai finalmente avançar a obra de demolição, contenção e execução de nova cobertura do edifício do antigo Hotel Caraça, localizado nos números 60 -62 da Rua de Elvas, do qual a Câmara tomou posse administrativa e que se encontra em avançado estado de degradação há longos anos.

O auto de consignação da empreitada foi assinado esta quinta-feira, dia 22, entre a Câmara Municipal de Portalegre, representada por Fermelinda Pombo Carvalho, e a empresa Reerguer – Reconstrução e Construção de Imóveis, Lda., representada por Sérgio Morato Mimoso.

Publicidade

De acordo com a autarquia, dadas as características físicas do edifício, será necessário executar uma cobertura temporária de obra em chapa, por forma a permitir a realização dos trabalhos em condições de pluviosidade e que proteja o interior de modo a evitar uma maior degradação.

Os restantes trabalhos incluem a remoção da cobertura e algerozes, conservação das varandas em sacada existentes na fachada, reparação de fissuras e deformações nas paredes exteriores que ameaçam a estabilidade, reabilitação das estruturas de madeira de suporte da escada interior de acesso aos pisos, execução da estrutura de madeira da nova cobertura, com a colocação dos novos algerozes em alumínio e o acabamento dos vãos exteriores existentes a partir do piso 1.

Esta empreitada implica um investimento de 202 967, 20 € (acrescido de IVA) e tem um prazo de execução de 120 dias.

O Município alerta ainda a população, que, atendendo ao mau estado de conservação do imóvel, a empreitada tem um conjunto de condicionalismos que importa assegurar para garantir a segurança de trabalhadores e pessoas que circulem no local, bem como para evitar eventuais danos nos prédios vizinhos.

Publicidade