A Câmara de Portalegre e o Instituto do Emprego e Formação Profissional (IEFP) assinaram na manhã desta quarta-feira, dia 30, um memorando de entendimento com vista à transferência para a esfera da autarquia do Ninho de Empresas do IEFP, antigo CACE, localizado na Zona Industrial de Portalegre.
Assim sendo, o espaço, que estava condenado ao encerramento, vai passar a ser tutelado pela Câmara e a cidade garante a manutenção em funcionamento do Ninho de Empresas com disponibilidade para acolher um total de 11 empresas, sendo que actualmente estão ali instalados quatro negócios.
O interesse do Município em gerir este espaço surge na sequência da notícia publicada pelo nosso jornal na edição de 16 de Abril e que dava conta de que o IEFP estava a promover a saída das empresas que ali se encontram dando cumprimento à Portaria n.º 360/2023, de 14 de Novembro, que extingue os Centros de Apoio à Criação de Empresas (CACE) e os ninhos de empresas a estes associados.
A presidente da autarquia, Fermelinda Carvalho, ao tomar conhecimento desta situação, encetou de imediato conversações com o Ministério da Coesão Territorial, que tutela o IEFP, para encontrar uma solução para aquela infra-estrutura e evitar o seu encerramento.
Em resultado do interesse demonstrado pelo Município, o secretário de Estado do Trabalho, Adriano Rafael Moreira, e o presidente do Conselho Directivo do IEFP, Domingos Lopes, deslocaram-se durante a manhã a Portalegre, tendo visitado as instalações do Ninho de Empresas e o Centro de Formação de Portalegre do IEFP.
O nosso jornal acompanhou em exclusivo a visita e falou com os protagonistas sobre a solução encontrada, numa reportagem que pode ler na íntegra na próxima edição impressa do Alto Alentejo