A Câmara de Portalegre vai atribuir 25 Medalhas no Feriado Municipal, que se celebra no dia 23 Maio, data em que se assinalam os 471 anos da elevação de Portalegre a cidade. O Presidente da República Marcelo de Sousa será agraciado com a Medalha de Ouro, a mais alta condecoração, que confere ao galardoado o título de cidadão honorífico de Portalegre.
A última vez que a Medalha de Ouro foi atribuída foi há 14 anos a António Costa, à época ministro da Administração Interna.
Além da Medalha de Ouro, serão ainda entregues 10 Medalhas de Mérito a várias personalidades ligadas à cidade nas mais diversas áreas. Serão atribuídas Medalhas de Mérito – Grau Ouro a Fernanda Fortunato (encarregada da Manufactura de Tapeçarias), Judite Cardoso (“alma” da doçaria tradicional), Carlos Ceia (professor e escritor), João Matos (jogador de futsal), Adriano Capote (professor, dirigente associativo, entre outros…), Manoel de Freitas Neto (ex-Prefeito de Portalegre, Brasil), António José Barradas (Presidente da Confraria da Senhora da Penha, Manuel Braga (dirigente associativo), Fernanda Bacalhau (dirigente associativo) e a Ruy Ventura (professor e historiador).
Serão ainda entregues 14 Medalhas de Bons Serviços a funcionários da Câmara, sendo que três delas são de Grau Ouro e as restantes 11 de Grau Prata.
Recorde-se que a apresentação e votação de propostas para atribuição de distinções honoríficas municipais do Dia da Cidade foi realizada na reunião de Câmara de dia 3 de Maio, sendo este momento discutido à porta fechada. Suvlinha-se que atribuição das distinções requer a unanimidade por parte de todos os elementos do executivo.