Calatroia’s Fest – Festival World Music

As músicas do mundo regressam ao CAEP, 14 anos depois, agora com o nome de Calatroia’s Fest, contando com a curadoria do Semeador – Grupo de Cantares de Portalegre e co-organizado pelo do Município de Portalegre e o Semeador.

O Calatroia’s Fest será um evento de periodicidade bianual, intercalado com o Festival de Blues, o Horned Snake Blues Fest, que decorreu em 2023.

O Festival, que reaparece associado aos 40 anos do Semeador, pretende celebrar a riqueza e diversidade musical como expressão da cultura dos povos, da sua tradição e da sua história. “Calatróia” é, muito provavelmente, o denominador comum daqueles que encontram a dignidade nos desafios da vida e deles fazem o seu brilho.

1 e 2 de Março – Sexta e sábado

Al-Caravan (Marrocos) – 23h30 – Café-Concerto

Os Al-Caravan são um grupo especializado na música e folclore do Magreb, assim como na música a danças tradicionais da Andaluzia, o folclore egípcio, a mágica Dança do Ventre, a Dança dos Véus e a Dança Ritual do Fogo Sagrado.

Os seus elementos são músicos multi-instrumentistas (vozes, derbuka, gaita árabe, mizmar, flauta árabe e violino, buzuqui, pandeiros, pandeiretas, t’abal, tambores e charachas), fazendo-se acompanhar de bailarinas de Dança Arábico-Andaluz e de Folclore Egípcio.

2 de Março – Sábado

World Music | GA e CC | 5€ | M/6 anos

Ergutío (Espanha) + O Semeador, Grupo de Cantares de Portalegre – 21h30 – Grande Auditório

“Ergutío é um grupo jovem, pois nasceu em julho de 2017, na Escola Tradicional de Música de Baños de Molgas. As suas cinco integrantes decidiram unir-se, para fazer música a partir da tradição. Assim, no seu repertório, encontramos melodias baseadas na música da sua terra, acompanhadas de instrumentos tradicionais de percussão, como pandeiretas e pandeiros e os chamados instrumentos pobres: tábuas de lavagem, cuncas, colheres, tesouras, pilões, pratos…”.

O Semeador, Grupo de Cantares de Portalegre

Apresentando-se ao público pela primeira vez a 23 de Maio de 1983, nas Festas da Cidade de Portalegre, o grupo encontra-se a comemorar o seu 40º aniversário. Os seus objetivos de trabalho, recolha, preservação e divulgação da música Alto Alentejana permanecem atuais e a sua intensa atividade assim o demonstra.

Publicidade