O bispo eleito da Diocese de Portalegre-Castelo Branco, D. Pedro Fernandes, que é ordenado e toma posse e ordenado este domingo, escolheu como lema ‘Um só coração, uma só alma’ (Cor Unum et Anima Una) dos missionários do Espírito Santo.
«O tema da unidade é muito querido a D. Pedro, que assumiu o diálogo ecuménico como vocação especial aquando da sua ordenação presbiteral», lê-se na explicação do brasão enviado hoje à Agência ECCLESIA, pela Congregação do Espírito Santo em Portugal.
Os Missionários Espiritanos acrescentam que o lema no listel do brasão do bispo eleito da Diocese de Portalegre-Castelo Branco é a frase que do livro bíblico dos Atos dos Apóstolos (4, 32b), e descreve «a comunidade cristă primitiva».
O campo do escudo «é todo vermelho» representando a cor do Espírito Santo e do testemunho/ martírio, em cima tem o galero, o chapéu de peregrino que «representa o pastor caminhando com o seu povo», com cordões terminados em borlas que é o símbolo comum dos bispos.
A cruz processional, no topo do brasão, tem o braço horizontal vergado, «como que cedendo ao peso do crucificado», e no centro um espaço vazio «simboliza a morte vencida (sepulcro vazio), ressurreição».
«Esta cruz é a estilização de um crucifixo em pau preto, feito em Moçambique e oferecido a D. Pedro», onde o bispo eleito da Diocese de Portalegre-Castelo Branco foi missionário.
Para o centro do brasão, o novo bispo escolheu símbolos dos Missionários do Espírito Santo, uma pomba branca e um coração da mesma cor: «A pomba representa o Espírito Santo e o coração com a coroa de rosas representa o Coração Imaculado de Maria».
D. Pedro Fernandes vai tomar posse e ser ordenado este domingo, pelas 15h, na Sé Catedral de Portalegre.
Na celebração, o ordenante vai ser D. José Ornelas (bispo de Leiria-Fátima e presidente da CEP) e co-ordenantes D. Antonino Dias (bispo emérito de Portalegre-Castelo Branco) e D. Teodoro Tavares (bispo da Diocese de Ponta de Pedras, Brasil), missionário espiritano.
O Papa Leão XIV nomeou a 7 outubro o novo bispo para Diocese de Portalegre-Castelo Branco, D. Pedro Fernandes, religioso Espiritano, que sucede a D. Antonino Dias que renunciou por motivos de idade.
O novo bispo, de 56 anos de idade, era até agora presidente do Conselho de Administração da Associação de Apoio Social ‘Anima Una’ (Braga).
A Diocese de Portalegre-Castelo Branco tem 161 paróquias, distribuídas por cinco regiões (arciprestado de Abrantes 33 paróquias, de Castelo Branco 44, Ponte de Sor 27, Portalegre 22 e Sertã 35), contando com o trabalho pastoral de padres diocesanos e religiosos, religiosas, diáconos permanentes, três institutos seculares, associações, movimentos de leigos e 39 misericórdias.
c/ Agência ECCLESIA


