O BPI organiza amanhã, dia 30 de Abril, o encontro Acelerar o Desenvolvimento do Interior, no Hotel Villa Galé Colletion, em Elvas. O evento visa promover a troca de ideias e soluções estratégicas para o crescimento sustentável das regiões do interior de Portugal.
A sessão de abertura estará a cargo de Ana Rosas Oliveira, Administradora Executiva do BPI. Seguir-se-ão apresentações de José Rondão Almeida, presidente da Câmara Municipal de Elvas, e de Luís Marques Mendes, Membro do Conselho de Estado. O encerramento será feito por Manuel Castro Almeida, Ministro Adjunto e da Coesão Territorial.
O debate principal será dedicado aos sectores do turismo e da agricultura, com a participação de Luís Ahrens Teixeira, CEO da Herdade da Cortesia, e Sebastião Ortigão Costa, Administrador da Sociedade Agrícola da Herdade de Alcobaça.
Durante o encontro será também apresentado um balanço do Programa Promove – O Futuro do Interior, iniciativa da Fundação” la Caixa”, em colaboração com o BPI e em parceria com a Fundação para a Ciência e a Tecnologia (FCT). Este concurso anual tem como objectivo promover o desenvolvimento sustentável e a valorização das regiões e das comunidades do interior norte, centro e sul do país.
Em seis edições, o Programa Promove mobilizou mais de 17 milhões de euros em apoios a fundo perdido, beneficiando 99 projectos e 47 ideias inovadoras. Deste montante, mais de 5 milhões foram assegurados pela FCT ao abrigo de um acordo de financiamento conjunto (“matching funds”), através do qual, desde 2021, a FCT soma a sua contribuição à da Fundação” la Caixa”.