Boda Régia: Recriação histórica da chegada do Rei D. Manuel a Marvão no dia 1 de Agosto

A 19ª edição do Festival Transfronteiriço “Boda Régia”, organizado pelo Ayuntamiento de Valencia de Alcántara, em colaboração do Município de Marvão, realiza-se de 1 a 4 de Agosto, com programa repleto de actividades culturais.

No dia 1, quinta-feira, as actividades estão agendadas para a Portagem, a partir das 21h30, com destaque para a recriação histórica da chegada do Rei D. Manuel a Marvão (junto à Ponte Quinhentista). O programa para esta noite contempla ainda uma representação teatral, danças da época e um recital de guitarra clássica com Miguel Gromicho.

Publicidade

Este evento transfronteiriço, declarado como “festa de interesse turístico regional da Extremadura”, em 2016, conta ainda com um mercado típico da época, artesãos a trabalhar ao vivo, desfiles, jogos para crianças e espectáculos musicais.

Na sexta-feira, dia 2, a partir das 20h00, realiza-se o tradicional desfile das comitivas reais por Valencia de Alcántara, onde o Rei D. Manuel vai ser acompanhado por quatro dezenas de convidados marvanenses.

A recriação histórica do enlace que uniu o Rei de Portugal, D. Manuel I, “O Afortunado”, com a Infanta Isabel de Castela e Aragão, filha primogénita dos Reis Católicos, em 1497, é o ponto alto das comemorações e decorre nos dias 3 e 4, pelas 22h00, na Igreja de Rocamador, em Valencia de Alcántara. “De amor, justiça e conveniência” é o nome da obra teatral, com texto e encenação de Javier Uriarte.

Este ano e pela primeira vez, a turma de Teatro e Dança Medieval, da Universidade Sénior de Marvão, participa na Boda Régia com várias representações teatrais e de dança, tanto na Portagem, como em Valencia de Alcántara.

Publicidade