O Município do Crato disse ter sido «com enorme orgulho que vimos, desde as primeiras horas, a nossa comunidade agir com serenidade e solidariedade» durante o apagão geral que se prolongou durante todo o dia de segunda-feira, dia 28, em território nacional e que provocou falhas nos sistemas eléctricos e de telecomunicações.

«A cada munícipe agradecemos a forma como geriu com disciplina cada recurso. Foi essa postura exemplar que permitiu à Protecção Civil, Bombeiros Voluntários, forças de segurança, prestadores de serviço privados e serviços municipais actuar com rapidez e eficácia em todas as frentes afectadas. O empenho e a dedicação destes profissionais foram determinantes para manter a segurança e garantir o apoio necessário a todos», lê-se num comunicado.

A autarquia refere ainda que, «apesar da falta de feedback a nível nacional e regional ao longo de todo o dia», manteve «uma comunicação constante com as entidades, instituições e com as Juntas de Freguesia», o que «permitiu assegurar informação contínua e suporte logístico a quem mais precisava, reforçando o espírito de cooperação que nos distingue».

Voltados para o futuro, o Município assume «o compromisso de reforçar a resiliência do nosso território e na agenda já inscrevemos a necessidade urgente de elaboração de um Plano Municipal de Prevenção e Resposta a Incidentes, que envolva técnicos municipais, membros das Comissões de Protecção Civil, representantes de todas as freguesias, para que todos saibamos exactamente como agir em situação de emergência».

Publicidade