Antevisão do jogo Portugal – Bélgica (Euro sub-21)

O destino do Grupo A do Campeonato da Europa de Sub-21 de 2023 continua a ser uma incógnita, uma vez que cada uma das quatro seleções em competição chega à última jornada com hipóteses de chegar aos quartos de final. O último classificado, Portugal (1E, 1D), vai defrontar a Bélgica (2E), segunda classificada, com uma série de possibilidades a considerar, mas para os portugueses só há um cenário: vencer e esperar para não sair da competição, já que precisam de rezar para que os Países Baixos não vençam a Geórgia. Os adeptos estão por isso ansiosos para ver os resultados em direto do Campeonato Europeu de Sub21.

Dois anos depois de terem chegado à final, na edição anterior, na Eslovénia, os jovens esperanças de Rui Jorge estão desiludidos com a posição em que se encontram, depois de terem estado quase uma hora a liderar a partida contra os Países Baixos e terem acabado a empatar 1-1. Rui Jorge e os adeptos portugueses esperavam muito mais do ataque português, que passou a fase de qualificação com mais golos (4,1 por jogo) do que qualquer outro país.

A Bélgica tem um caminho mais fácil e mais complexo para passar da fase de grupos, já que, por um lado, uma vitória aqui ou simplesmente melhorar o resultado dos Países Baixos, os classificaria para a próxima fase. Mas, por outro lado, como os comandados de Jacky Mathijssen empataram 0-0 e agora estão empatados em pontos com os Países Baixos. Se cada uma das partidas finais do Grupo A terminar empatada, a Bélgica terá de garantir que marcou mais golos do que os Países Baixos.

Os dois golos marcados no empate a dois com a anfitriã, Geórgia, dão-lhes vantagem nesse aspeto, mas isso não serviu de consolo a Mathijssen, que lamentou que a sua equipa não tenha conseguido manter uma vantagem de 2-0 ao intervalo: “Queremos jogar ao ataque, mas precisamos de uma certa disciplina… Temos de aprender com isso.” A equipa vai querer fazer o trabalho através das suas próprias condições com uma vitória, algo que a levaria aos oitavos de final apenas pela segunda vez na sua história.

Jogadores a ter em conta: O astro português da Premier League, Pedro Neto, pode ser fundamental à medida que o jogo avança, já que marcou 11 dos seus 14 golos em clubes seniores depois do intervalo. Já o belga Maxim De Cuyper demonstrou o seu talento com um golo e uma assistência contra a Geórgia.

Hot Stat: A Bélgica esteve dez jogos sem sofrer golos nos últimos 16 jogos, tendo perdido apenas uma vez nesse período (9V, 6E).

Publicidade