O Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) emitiu avisos amarelos para o distrito de Portalegre, devido à previsão de precipitação por vezes forte e persistente durante o fim-de-semana.
O primeiro aviso vigora esta sexta-feira, dia 31, entre as 12h e as 21h, prevendo-se chuva intensa, sobretudo no norte do distrito. O segundo aviso estende-se ao dia 1 de Novembro, entre as 09h e as 18h, com precipitação persistente e localmente forte.
A Autoridade Nacional de Emergência e Protecção Civil (ANEPC) reforça o alerta, sublinhando o agravamento das condições meteorológicas em todo o País, com chuva forte, vento e agitação marítima, especialmente nas regiões Norte e Centro e faixa costeira ocidental. Prevê-se ondas até 3,5 metros a norte do Cabo Espichel.
A ANEPC alerta ainda para a possibilidade de inundações em zonas urbanas, cheias rápidas, instabilidade de vertentes e piso rodoviário escorregadio, recomendando prudência na condução e atenção às áreas mais vulneráveis.
Entre as medidas preventivas, a Protecção Civil recomenda a desobstrução dos sistemas de escoamento de águas pluviais e remoção de objectos soltos que possam ser arrastados; a fixação de estruturas móveis como andaimes ou painéis publicitários; evitar deslocações junto à orla costeira e zonas ribeirinhas; não praticar actividades náuticas nem passeios à beira-mar; não estacionar veículos em locais potencialmente inundáveis; e reduzir a velocidade na condução e evitar atravessar zonas alagadas.
A Protecção Civil recorda que o impacto das más condições pode ser minimizado através de comportamentos responsáveis e apela à população para que acompanhe as informações meteorológicas através dos canais oficiais do IPMA e da ANEPC.

