Alto Alentejo em destaque na corrida aos Prémios ODSLocal

A Plataforma Municipal dos Objectivos de Desenvolvimento Sustentável (Plataforma ODSlocal) conta com os municípios da Região do Alentejo para atingir os ODS propostos pela Organização das Nações Unidas (ONU). No total, o Alentejo apresentou 123 projectos, nas várias dimensões da sustentabilidade, representativos de todo o território, dos quais cerca de metade são da região do Alto Alentejo. Os projectos são submetidos por iniciativa da sociedade civil, nomeadamente de entidades como instituições de solidariedade social (IPSS), organizações não governamentais (ONG), escolas, associações, entre outras.

No Alentejo, os municípios que estão melhor representados no número de projectos locais mapeados no Portal ODSlocal são Portalegre, com 32 projectos, Mértola com 23 projectos e Évora, com 11 projectos. Quanto ao total de projectos por distrito, destaca-se Portalegre, com 50 projectos, seguido de Beja, com 30 projectos, e Évora, com 24 projectos.

Publicidade

A Plataforma ODSlocal é uma iniciativa pioneira ao nível mundial, que tem como objectivo ajudar os municípios portugueses a atingir os Objectivos de Desenvolvimento Sustentável da Agenda 2030 da ONU. Desde o seu lançamento, em 2020, já foram mobilizados 125 municípios de todo o país e mapeados 1269 projectos locais, desenvolvidos por vários tipos de entidades, e 2844 boas práticas desenvolvidas pelas autarquias. Isto evidencia o compromisso dos municípios em colocar as várias dimensões da sustentabilidade no centro das suas políticas e da sua acção diária para cumprirem os 17 ODS e as 169 metas propostas pela ONU, nomeadamente através de medidas de cariz ambiental e de transição energética, medidas com impacto social e incentivos a acções de educação para a reflorestação, entre outras. 

Publicidade