A morte de Rui Nabeiro deixou o Alto Alentejo de luto. O seu desaparecimento é uma perda irreparável para esta região, que neste momento triste recorda a vida e obra de um dos seus filhos mais queridos, através dos vários testemunhos de quem conviveu de perto com o Comendador.
Luís Rosinha, presidente da Câmara de Campo Maior:
«É incomparável o carinho que Campo Maior e que os campomaiorenses têm por Rui Nabeiro. Carinho esse que sabemos ser recíproco.
Viveu uma vida dedicada a Campo Maior, e o seu legado ultrapassa em muito os limites deste concelho que ajudou a crescer.
Foi um homem incomparável, imensurável, incontornável.
Marcou a nossa vila, marcou a nossa região e marcou várias gerações de portugueses.
E marcou a nossa vida, ganhando no seu caminho o estatuto de imortal.
Ficará sempre nos nossos corações e o seu exemplo perdurará entre os campomaiorenses do futuro.
Recordarei sempre todos os momentos de amizade e os conselhos e ensinamentos que levo para a vida.
O país chora hoje a partida do Comendador Rui Nabeiro. Já nós, os campomaiorenses, despedimo-nos com uma saudade infinita do nosso Senhor Rui».
José Rondão Almeida, presidente da Câmara Municipal de Elvas:
«Campo Maior, Elvas, o Alentejo e Portugal perderam hoje um grande Homem. E eu um Amigo de longa data.
Rui Nabeiro partiu hoje fisicamente aos 91 anos, mas o seu legado empresarial, humano e social permacerão para sempre como um legado do seu nome.
Tive o privilégio de conviver de perto com Rui Nabeiro ao longo do tempo e nos mais diversos contextos. Para mim ele era o “tio Rui”, como carinhosa e respeitosamente o tratava.
Nesta hora em que sobram as palavras, deixo os meus sentidos pêsames à família Nabeiro. O vosso pai e avô fica para a eternidade nos nossos corações.
Na qualidade de Presidente do município, decidi mandar colocar a bandeira do município a meia haste e decretar três dias de luto municipal, pelo falecimento do Senhor Comendador Rui Manuel Azinhais Nabeiro
Descanse em paz, Sr. Rui Nabeiro».
Voto Pesar Município de Portalegre
«Foi com grande tristeza que recebemos a notícia do falecimento do Sr. Comendador Rui Nabeiro.
Nascido em 1931, Manuel Rui Azinhais Nabeiro foi um enorme ser humano, empresário da nossa região e autarca de referência.
Grande humanista e defensor do Alentejo, ao longo da vida desenvolveu relevantes atividades solidárias e educativas que transformaram a vida de muitos campomaiorenses.
Quis que todo o seu percurso ficasse ligado à terra onde nasceu e foi feliz. Como legado deixa-nos a sua simplicidade, o sorriso fácil, a ética de trabalho, a responsabilidade social e a atitude inspiradora com que sempre se apresentava.
Em nome da Câmara Municipal de Portalegre, a Presidente Fermelinda Carvalho, apresenta à Família e Amigos as mais sinceras condolências».
José Pio, presidente da Câmara de Gavião:
«Campo Maior está de luto;
O Alentejo hoje está de luto;
Portugal está de luto;
Morreu hoje o maior empresário Português.
Morreu hoje o maior humanista de Portugal.
Curvemo-nos perante a sua memória e sigamos o seu exemplo.
Em meu nome e do Município de Gavião sentidas condolências ao Povo de Campo Maior particularmente a toda a família Nabeiro».
Município de Sousel lamenta perda de «um amigo do concelho»
«(…) A Câmara Municipal de Sousel, vem manifestar publicamente o mais profundo pesar pelo falecimento do Comendador Rui Nabeiro, e endereçar à família e amigos as mais sinceras e sentidas condolências».
Hugo Hilário, presidente da Câmara de Ponte de Sor
«Partiu um dos melhores. Agradeço à vida por me ter dado o privilégio de ser seu amigo. Lembra-me-ei sempre das palavras de coragem, de incentivo, de motivação, de nos fazer acreditar que valerá sempre o sacrifício em tentarmos mudar o mundo para melhor e todos os dias. Dizia-me: “continuem sempre com essa força e essa garra. São vocês, os mais novos, com força, energia e principalmente inteligência, que poderão melhorar o nosso Alentejo, a nossa terra. Nunca desistam, nunca…”
Descanse em paz amigo Comendador. Pêsames a toda a família. Hoje são muitos os que partilham uma tristeza sincera e profunda, mas tudo faremos para o recordar sempre como nossa referência».
Município de Arronches expressa condolências
«Nesta hora de grande consternação, Câmara Municipal e povo de Arronches apresentam sinceros pêsames à família, amigos e a todos os campomaiorenses.
Foi com profundo pesar que Município de Arronches tomou conhecimento do falecimento do Comendador Manuel Rui Azinhais Nabeiro, empresário de renome internacional, presidente da Câmara Municipal de Campo Maior entre 1977 e 1986 e um dos maiores embaixadores do Alentejo além-fronteiras.
Amigo de todo o povo campomaiorense, Rui Nabeiro contribuiu de forma decisiva para o desenvolvimento económico, social, cultural e humano, não só de Campo Maior, mas também de toda a região, um legado que seguramente irá perdurar ao longo do tempo.
Nesta hora de luto e de dor, a Câmara Municipal e todo o povo de Arronches vêm por este meio transmitir os seus mais profundos sentimentos à família, amigos e a todos os campomaiorenses pela perda sofrida.
Até sempre, Sr. Rui!»
António Ceia da Silva, presidente da CCDRA
«Perdemos hoje um grande Senhor. Um homem enorme com um espírito solidário fabuloso, um empresário ligado ao seu território. Um homem que fez muito pelo País e pelo Alentejo aceitando ser sempre membro do Conselho da Região. É um daqueles homens que atingiu a imortalidade.
Os meus sentimentos à família».
Eduardo Alves, deputado
«A morte chega sempre cedo, porque uma vida cheia, como a do Senhor Rui, é sempre breve. Morreu um dos portugueses mais consensuais da nossa história contemporânea, com um percurso empresarial, político e cívico inspirador, uma simplicidade encantadora e um sentido de humanidade único. O Alto Alentejo e o país fazem-se pela mão de muitos anónimos, heróis dos dias úteis da semana, como ele gostava de enaltecer, e também se constroem na alma de quem, no tempo do capitalismo sem rosto, sem raiz e sem responsabilidade social, sempre resistiu e nunca se esqueceu das veias abertas da sua história, da sua terra e da sua gente.
Obrigado por tudo, Senhor Rui».
Luís Moreira Testa, presidente da Federação de Portalegre do PS
«O Comendador Rui Nabeiro sempre foi um farol no desenvolvimento do Alto Alentejo e do país.
Hoje recebemos a notícia que sempre julgámos distante, quase impossível.
O espírito humano e as preocupações sociais, a amizade e a proximidade.
Sem palavras e com dor»
Luís Loures, residente do Politécnico de Portalegre
«Hoje é um dia triste, partiu um homem bom e ficámos, todos, irremediavelmente mais pobres.
Mas a verdade é que pessoas como o Senhor Rui, nunca nos deixam…
Nunca nos deixam, pelo tanto que aprendemos com elas, e pela capacidade que têm de nos inspirar a ser e a fazer melhor!
Senhor Rui, muito obrigado pelo exemplo, pela referência e pela sua dedicação ao território e à região. Obrigado por ter mostrado ao mundo que mesmo numa cultura de trabalho, o mais importante são sempre a pessoas…
Hoje é um dia triste, mas seguiremos como sempre nos ensinou, em frente, honrando a sua memória e o seu legado!
Até um dia Senhor Rui».
Hermínia Vasconcelos Vilar, Reitora da Universidade de Évora
«Foi com profunda consternação que tivemos conhecimento do falecimento do comendador Rui Nabeiro.
Doutor Honoris Causa pela Universidade de Évora, o comendador Rui Nabeiro foi também um impulsionador da investigação na área da Biodiversidade através da criação da cátedra Rui Nabeiro na Universidade de Évora.Reconhecido pela hombridade, amabilidade no trato e espírito empreendedor, levou o nome do Alentejo ao Mundo e o seu legado perdurará entre todos nós como exemplo de vida.
Endereçamos sentidas condolências a todos os familiares e amigos».
Federação do PS de Portalegre
«É com profundo lamento que vimos partir o Comendador Rui Nabeiro, Presidente Honorário da Federação Distrital de Portalegre do Partido Socialista. Seu falecimento deixa um vazio imensurável na política e na sociedade portuguesa.
Rui Nabeiro foi uma figura importante do PS em Portalegre, tendo contribuído significativamente para o desenvolvimento político e social do distrito. Ele foi um líder inspirador e um defensor incansável dos valores socialistas, sempre trabalhando para melhorar a vida das pessoas e promover a justiça social.
Além disso, a sua contribuição para a indústria do café em Portugal é inestimável, tendo fundado a Delta Cafés, a maior empresa de café do país. Ele também se destacou por sua filantropia, que apoia diversas causas sociais, culturais e educacionais em Portugal.
Neste momento de tristeza e pesar, estendemos nossas mais profundas condolências à família, amigos e à comunidade política do distrito de Portalegre, que perde um grande líder e um exemplo a ser seguido. Que a memória de Rui Nabeiro e a sua contribuição para a sociedade portuguesa sejam sempre lembradas e honradas».
Distrital do PSD de Portalegre
«É com grande consternação e tristeza que a Distrital de Portalegre do Partido Social Democrata toma conhecimento do falecimento do Senhor Comendador Rui Nabeiro.
Partiu um Homem Bom, que se tornou uma referência nacional ao conseguir aliar, como muito poucos, o espírito empreendedor à responsabilidade social.
Neste momento de perda e luto para Portugal, e em especial para o Alto Alentejo, a Distrital de Portalegre do Partido Social Democrata manifesta o seu mais profundo pesar pelo falecimento do Senhor Comendador Rui Nabeiro, e endereça à família as mais sinceras e sentidas condolências por tão grande perda».