Alter: Feira de S. Marcos com muitas novidades e forte aposta no cartaz musical

Mundo rural, arte equestre e muita animação. São estes os ingredientes da edição deste ano da grande Feira de S. Marcos, o evento mais identitário e tradicional do concelho de Alter, que regressa entre os dias 24 a 28 de Abril com muitas novidades e um cartaz musical «muito atractivo».

O certame, que uma vez mais junta na organização o Município de Alter, a Escola Profissional de Desenvolvimento Rural de Alter do Chão – EPDRAC e a Coudelaria de Alter, foi apresentado numa sessão em que marcaram presença vários convidados e em que intervieram o presidente da Câmara, Francisco Miranda, a vereadora Raquel Palmeiro e a directora da EPDRAC, Vera Tita.

O evento volta a ter como «ponto essencial» a dinamização da economia local, a promoção do concelho e dos seus produtos endógenos e ainda a valorização da identidade, cultura e tradições alterenses, tudo isto sem esquecer uma forte aposta no cartaz musical, por forma a tornar o evento «mais atractivo a diferentes tipos de público», segundo frisou o presidente da Câmara de Alter.

Na sua intervenção, Francisco Miranda realçou a importância desta feira para o concelho de Alter desde tempo imemoriais, lembrando que na sua base esteve sempre a dinamização da economia local e a promoção do que de melhor se faz no concelho. Factores que não foram esquecidos aquando da concretização do formato actual do evento e que continua a ser uma prioridade para o Município.

De acordo com o autarca, este ano o Município vai investir cerca de 380 mil euros, mas, frisa, o retorno será muito maior dada a visibilidade que este evento dá ao concelho.

Francisco Miranda está convicto de que «estão reunidas as condições para que possamos ter uma grande festa em 2024» e deixa o convite a todos para que visitem a Feira de S. Marcos.

Mais uma vez, a EPDRAC não faltou à chamada e os seus alunos vão também dar o seu contributo ao evento, concretizando o tão conhecido “Agro Espaço”, que reúne expositores do Mundo Rural. Para Vera Tita «é uma honra podermos voltar a fazer parte da organização», justificando ainda que «o motivo que nos leva a abraçar este projecto é tão somente os nossos alunos».

A directora da EPDRAC espera que a edição deste ano da Feira de S. Marcos «seja melhor do que anterior» e deixa a garantia de que toda a comunidades da EPDRAC está empenhada em «fazer mais e melhor sempre pela nossa terra».  

Novidades e cartaz musical

Coube à vereadora Raquel Palmeiro dar conta das novidades da edição deste ano do evento, sendo a principal o «atractivo» cartaz musical, que terá como cabeças-de-cartaz grandes nomes da música portuguesa, como o são Calema (dia 24), Chico da Tina (dia 25), Richie Campbell (dia 27) e Mariza Liz (dia 28).

De acordo com a vereadora os bilhetes para os espectáculos vão continuar a ser pagos, adiantando ainda que outra das grandes novidades desta edição é a disponibilização de uma rede da Rodoviária, com cinco circuitos e vários horários, por forma «a que as pessoas dos vários concelhos possam vir até nós».

A feira volta a ter epicentro no Largo dos 12 Melhores de Alter, sendo que o Agro Espaço vai manter-se na Casa da Vila, local onde será instalada uma bancada para que os visitantes possam disfrutar dos espectáculos equestres, que este ano vão contar «com maior investimento».

O evento vai contar com uma zona de restauração, onde estarão presentes quatro restaurantes, bem como a presença de uma centena de expositores vindos de todo o País e também de Espanha.

Relativamente ao programa mantém-se as actividades mais emblemáticas como a Bênção do Bonzinho de São Marcos, o Tradicional Leilão da Coudelaria, o concurso do Cão Serra de Aires e do Rafeiro Alentejano, os passeios de Trem pela vila e ainda a emblemática Corrida de Toiros. A Feira de São Marcos arranca no dia 24 de Abril, sendo inaugurada logo ao início da manhã para que os visitantes possam desfrutar das várias actividades programadas ao longo do dia, nomeadamente o Leilão da Coudelaria.

Publicidade