A Câmara de Alter aprovou, em reunião do executivo realizada na quarta-feira, dia 17, «o maior orçamento de sempre» para o ano de 2026, que ascende a 14.866.010 €, apresentando um aumento de 18,5% face a 2025.

Este documento foi também aprovado em sede de Assembleia Municipal, na sua 5.ª Sessão Ordinária, realizada na quinta-feira, dia 18, contando com os votos favoráveis da maioria dos membros do órgão deliberativo, registando-se apenas a abstenção da CDU.

Em comunicado, a autarquia refere que este «é um orçamento pensado para o concelho de Alter do Chão, reflectindo as prioridades e necessidades da população. Trata-se de um documento que assenta numa linha estratégica, com forte aposta na Educação, Habitação, Acção Social e Coesão Territorial, com o objectivo central de melhorar a qualidade de vida das pessoas».

Entre as principais medidas reflectidas no documento, destaca-se a requalificação da Escola Padre José Agostinho Rodrigues, o investimento em habitação social no âmbito da Estratégia Local de Habitação, o reforço dos Apoios Sociais, nomeadamente o Cartão Família, Cartão do Idoso e as Bolsas de Estudo, bem como o apoio às IPSS e à Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários.

O Município de Alter do Chão destaca ainda a excelente classificação obtida no Anuário Financeiro dos Municípios Portugueses, que reconhece a boa gestão financeira municipal.

Publicidade