Alentejo: Transporte a Pedido apresenta viatura eléctrica ao serviço da população

A CCDR Alentejo, em parceria com os municípios de Montemor-o-Novo, Reguengos de Monsaraz, Vendas Novas, Moura, Beja, Mértola e Odemira e também com a colaboração do Hospital do Espírito Santo de Évora (HESE), tem estado a desenvolver o projecto Transporte a Pedido, cujo objectivo é disponibilizar uma solução de “Mobilidade Como Serviço” em territórios de muito baixa densidade e garantir uma resposta adequada e complementar às necessidades dos cidadãos. Procura-se com este projecto garantir as acessibilidades a toda a população que até hoje não dispõe de proximidade a transportes públicos, complementando os serviços existentes e nunca se sobrepondo à oferta existente. O projecto pretende aumentar a cobertura da rede de transportes colectivos existente, proporcionando uma oferta em áreas e/ou períodos do dia ou ano nos quais esta oferta não existe ou é insuficiente.

A integração do Hospital do Espírito Santo de Évora (HESE) no âmbito do Projecto, no respeito pela sua especificidade, permite, numa lógica de complementaridade da Unidade de Hospitalização Domiciliária Polivalente já implementada, reforçar a aproximação entre o Hospital e os seus utentes e, ainda, maximizar o aproveitamento das deslocações a realizar para melhorar as condições de acessibilidade das populações, num contexto de contenção de custos e de ganhos energéticos e ambientais.

Todo o conceito assenta em duas grandes componentes, uma plataforma electrónica (desenvolvida pela empresa Expandiserve – Sistemas de informação, SA) e um serviço de atendimento e reservas.

Tendo presente que a redução das emissões de gases com efeito de estufa para a atmosfera é uma forma de promover a melhoria da qualidade do ar, a ADRAL, entidade onde se encontra alojado o serviço de atendimento e reservas, estabeleceu uma parceria com a Nissan Portugal, tendo esta disponibilizado uma viatura eléctrica.

Este veículo irá ser utilizado pelos operadores de transporte do município de Vendas Novas, durante um período de dois meses, apenas no âmbito dos serviços solicitados através do projecto Transporte a Pedido. A viatura será também colocada à disposição do HESE, tendo como objectivo o transporte de equipas médicas que efectuam visitas domiciliárias. Posteriormente, será efectuada uma análise no que concerne à poupança de combustíveis fosseis e à redução de emissões de gases.

O projecto já se encontra a funcionar no município de Reguengos de Monsaraz e esta quarta-feira decorrerá uma sessão de lançamento do mesmo no município de Vendas Novas, na qual será também apresentada a viatura eléctrica.

Publicidade