Arranca esta quarta-feira, dia 12, a campanha ‘A Europa na minha região’, uma iniciativa conjunta da Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Alentejo I.P. (CCDRA IP), no âmbito do Programa Regional Alentejo 2030. Durante um mês, e sob o lema ‘Histórias que a nossa terra conta’, a campanha colocará em destaque vários locais e iniciativas no Alentejo cuja transformação recente foi apoiada por fundos da União Europeia (UE). No Alto Alentejo estarão em destaque o Centro Interpretativo das Festas do Povo – Casa das Flores, em Campo Maior, a Escola Básica 2,3 de Santa Luzia, em Elvas, e o Instituto Politécnico de Portalegre.
A requalificação destes locais ilustra como os investimentos da UE ajudam a preservar o património cultural do Alentejo, a fortalecer a sua infra-estrutura de educação e a promover espaços urbanos sustentáveis e inclusivos, melhorando, em última análise, a qualidade de vida das comunidades locais em toda a região.
A iniciativa ‘A Europa na minha região’ estará visível no Alentejo através de vários canais até 12 de Dezembro, nomeadamente em mupis exteriores, redes sociais e eventos locais: um concerto que junta os músicos António Zambujo, Buba Espinho e o Grupo Coral Os Vindimadores da Vidigueira, e uma exposição artística de trabalhos criados por jovens estudantes de Elvas.
O objectivo é celebrar, em todo o Alentejo, a cultura e a tradição da região, as possibilidades de educação e formação, e a recriação de espaços para uso comunitário, especialmente para famílias e estudantes.
António Ceia da Silva, presidente da CCDR Alentejo e do Programa Regional Alentejo 2030, destaca que «no Alentejo a alavancagem dos fundos europeus tem sido um catalisador essencial para a nossa evolução. Testemunhamos, dia após dia, como estes investimentos se traduzem em melhorias tangíveis na vida dos alentejanos: na modernização das nossas infraestruturas, na qualificação dos nossos recursos humanos, na inovação das nossas empresas e no esforço ativo para manter e dar ainda mais projeção à nossa identidade. A coesão europeia, quando aplicada com a sensibilidade e o conhecimento das especificidades regionais, não só impulsiona o desenvolvimento local, como fortalece o tecido nacional, preparando-nos para um amanhã mais resiliente e competitivo».
Por seu turno, Themis Christophidou, Director Geral na Direcção-Geral da Política Regional e Urbana da Comissão Europeia, refere que «esta iniciativa faz parte de um esforço de comunicação mais amplo que temos desenvolvido em estreita parceria com mais de 80 regiões europeias. Em toda a Europa, destacamos histórias que importam – histórias de pessoas, lugares e projectos que moldam o dia a dia e fortalecem as comunidades. Hoje, temos o prazer de unir forças com a Região do Alentejo para dar vida a esses esforços localmente e compartilhá-los amplamente com os cidadãos».

