No final do mês de Outubro, o Programa Operacional Regional do Alentejo – Alentejo 2020 apresentou uma taxa de execução de 91,6%. De acordo com a CCDRA, este valor representa um aumento significativo de mais de 3,7 pontos percentuais em relação ao mês anterior, consolidando uma posição de destaque do Alentejo, em termos de execução, quando comparado com outros programas do Portugal 2020.

«É importante ressaltar que este aumento no mês de Outubro foi o mais substancial durante o ano corrente, quando comparado com as taxas de execução dos meses anteriores. Além disso, ao compararmos esse valor (91,6%) com a taxa de execução de Dezembro de 2022 (76,4%), observamos um aumento de 15,2%», refere a CCDRA em comunicado, acrescentado que «esta evolução positiva demonstra o compromisso contínuo com a eficácia na implementação do programa».

Também a taxa de compromisso (sem overbooking) registou um valor de 108,9%, o que representa uma redução de 2,2 pontos percentuais em relação ao encerramento do ano de 2022 (111,1%) e 10,5% quando comparado com o valor de encerramento de 2021 (119,4%), o que «indica que o programa continua a operar de forma eficiente e comprometida com seus objectivos», consta a entidade liderada por Ceia da Silva.

Para a CCDRA, «estes resultados não apenas superaram as metas estabelecidas com a autoridade responsável durante o período como também promovem um optimismo substancial no processo de encerramento do quadro comunitário de apoio actual», o que «garante que os recursos alocados à região sejam completamente utilizados para beneficiar a população local e estimular o desenvolvimento económico, social e territorial do Alentejo».

Publicidade