Faleceu hoje na sua residência o emérito cidadão portalegrense Dinis Parente Pacheco, que contava 88 anos.
Natural de Alegrete, O Dr. Dinis Pacheco tem um percurso político, social e associativo de primeira grandeza.
Licenciado em História, profissionalmente foi professor, com especial destaque na antiga Escola Industrial (Escola Secundária De S. Lourenço), de que foi respeitado director.
A seguir ao 25 de Abril foi escolhido para presidente da Comissão Administrativa da Câmara Municipal de Portalegre. Posteriormente, como candidato pelo PSD perdeu as eleições para Fernando Soares (PS), mas foi vereador com o pelouro da Cultura.
Durante décadas foi membro dos corpos sócias da sua Sociedade Musical Alegretense, presidindo à Mesa da Assembleia Geral (a que preside hoje o seu filho Francisco), e foi um dos principais impulsionadores da construção da emblemática sede.
Foi igualmente presidente da Mesa da Assembleia-Geral da Associação Humanitária dos Bombeiros de Portalegre e depois presidente da Direcção, tendo sido sob a sua responsabilidade que foi construído o novo pavilhão do Quartel.
Foi presidente da mesa da Assembleia Geral da Santa Casa da Misericórdia de Portalegre e depois de aposentado foi, em termos de trabalho voluntário, responsável pelo economato da Santa Casa, de entre tantos outros papéis que desenvolveu, sempre a bem da sociedade, como cidadão de grande valor que deixa um exemplo extraordinário de vida e de dedicação permanente à comunidade, sem protagonismos e sem esperar honrarias.
Alegrete, Portalegre e todo o concelho, ficam hoje muito mais pobres com o falecimento de um Senhor de qualidades raras e de dedicação insuperável à sua comunidade.
À extremosa esposa, D. Palmira, aos filhos Francisco e Gonçalo, à irmã Beatriz, aos netos, a toda a família, à Sociedade Musical Alegretense e à Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Portalegre, AA apresenta as mais sentidas condolências, curvando-nos com grande respeito e amizade pela memória, pela vida e pelo exemplo do Dr. Dinis Parente Pacheco, um Homem Bom, um dos melhores de todos nós.
Nt. – O corpo do Dr. Dins Pacheco encontra-se em câmara ardente na Igreja de S. Tiago, em Portalegre, e as cerimónias fúnebres realizam-se amanhã, domingo, pelas 9h30, seguindo depois o féretro para o crematório de Elvas.


