Numa iniciativa que pretende assinalar os 110 anos do seu nascimento e perpetuar a sua memória para as gerações futuras, a freguesia de Alegrete prestou ontem, dia 14, homenagem à ilustre escritora e jornalista alegretense Isaura Correia Santos.
Esta homenagem, que uniu a Junta de Freguesia e a Escola Básica de Alegrete no mesmo prepósito, ficou marcada por várias iniciativas, que arrancaram com o descerrar de uma placa na casa onde Isaura Correia Santos viveu na vila, perante dezenas de alegretenses que se associaram à homenagem.
De seguida, foi inaugurada na Escola Básica de Alegrete a biblioteca Isaura Correia Santos, a qual surge por iniciativa dos professores e que contou com o apoio do Centro Comunitário de Nossa Senhora de Fátima através da oferta de alguns livros.
O serão de quinta-feira ficou ainda marcado pela inauguração da exposição “Vida e Obra de Isaura Correia Santos” com o espólio cedido pela Sociedade Recreativa Musical Alegretense.
A Sessão Comemorativa contou com a presença do professor António Delicado, que nos deu a conhecer aos presentes a vida e obra da autora, da professora Olímpica Velez que teve a oportunidade de privar de perto com a escrita e partilhou memórias que guarda desse tempo, e com o professor Francisco Pacheco que falou da importância de incutir nas crianças o conhecimento das tradições da sua terra e da obra de Isaura Correia Santos.
E por ser também dia de aniversário do professor Francisco, a sessão terminou com o cantar dos parabéns e com um agradecimento por todo o trabalho que o professor tem desenvolvido na Escola e que se estende a toda a comunidade.
A Junta de Freguesia de Alegrete e a Escola Básica de Alegrete agradecem o apoio do Município de Portalegre, da Sociedade Recreativa Musical Alegretense, do Centro Comunitário de Nossa Senhora de Fátima, da proprietária do imóvel Célia Curião e de todas as pessoas que tanto trabalharam para tornar este dia memorável para todos os alegretenses.
Mais desenvolvimentos na edição impressa.