Ajuda em Acção e Fundação Repsol comprometidos com o emprego e o desenvolvimento sustentável local

A Fundação Ajuda em Acção acaba de anunciar o lançamento de um novo projecto, em parceria com a Fundação Repsol, e que tem como objectivo apostar no desenvolvimento sustentável local, através da promoção de emprego e de iniciativas, em quatro concelhos do Interior do país: Tomar, Abrantes, Sardoal e Mação. O “Futuro Verde em Acção” trata-se de um projecto piloto, destinado a alunos entre os 15 e os 25 anos do ensino secundário, profissional e universitário destes concelhos, que quer capacitar cerca de 150 jovens com conhecimentos e competências inovadoras, com especial preocupação por aqueles em situação de maior vulnerabilidade.

Todos serão preparados para liderar a mudança em direcção a um futuro sustentável e ambientalmente consciente, através de um processo de empoderamento que visa a criação de soluções para a preservação e regeneração da floresta e das comunidades onde estão inseridos, ao mesmo tempo que se criam novas oportunidades para o futuro sustentável destes jovens.

«Acreditamos que os jovens podem, e devem, ser os protagonistas de uma história de resiliência, renovação e realização no caminho para um futuro mais verde e sustentável, mas para tal é necessário apostar na sua formação e capacitação. É nesse sentido que surge este projecto», começa por explicar Mário Baudouin, Director Nacional da Ajuda em Acção. Numa primeira fase – chamada #OportunityCheck -, a Fundação irá apostar na capacidade crítica e criativa dos jovens que conhecem bem a região e querem gerar soluções para um futuro mais sustentável através de uma consciencialização ambiental e social. Segue-se uma fase formativa – #DeixamosMarca – que contribuirá para o desenvolvimento das competências pessoais e sociais, tornando-os jovens mais conhecedores do seu potencial e incentivando-os a serem cidadãos activos e cívicos no seio da sua comunidade.

A formação envolverá um Bootcamp prático onde os jovens desenvolverão competências de comunicação e trabalho em equipa e trabalharão a autoconfiança e capacidades para a resolução de problemas. Durante esse mesmo Bootcamp inicia-se a terceira fase – #MaquetaATuaIdeia -, onde os jovens terão de apresentar ideias inovadoras e com potencial para criar impacto positivo em diversas áreas de intervenção como empregabilidade, sustentabilidade e desenvolvimento comunitário; por último, passa-se à implementação – #StôraATuaIdeia -, das 5 melhores seleccionadas entre os participantes. “Além do financiamento, os jovens empreendedores receberão orientação técnica e acompanhamento contínuo para garantir que suas ideias se transformem em ações tangíveis e eficazes”, avança Mário Baudouin.

Espera-se, posteriormente, que, ao promover e fornecer ferramentas e competências sobre empregabilidade e empreendedorismo sustentável, o Projecto possa contribuir para a geração de empregos locais, incentivando os jovens a permanecer na região. São várias as oportunidades de trabalho que podem surgir directa ou indirectamente do setor agro-florestal, nomeadamente na indústria, silvicultura, comércio, culturas agro-florestais ou serviços ambientais.

Para tal, as Fundações contarão com o importante parceiro empresarial da região, Silvestrys, que será fundamental para a validação das soluções apresentadas e a desenvolver. «Queremos que o Projecto seja uma oportunidade para os jovens e se torne um catalisador para o desenvolvimento socioeconómico regional através destas novas oportunidades de emprego», realça o Director Nacional da Fundação.

Por outro lado, Joaquim Reis, Director da Fundação Repsol em Portugal, comenta que «este Projecto desenvolvido em conjunto com a Ajuda em Acção mostra o compromisso da Fundação Repsol em promover projectos inovadores no domínio da transição energética e da sustentabilidade que geram oportunidades de emprego no meio rural entre os jovens»

A geração de emprego sustentável é um dos principais motores do crescimento socioeconómico no contexto da transição energética. «Ao investir na capacitação dos jovens e na promoção do emprego nas regiões rurais, estamos não apenas a construir um futuro mais sustentável e inclusivo, mas também a fomentar o desenvolvimento socioeconómico local. Acreditamos firmemente que esta parceria irá impulsionar o progresso e a inovação, criando oportunidades tangíveis que vão transformar positivamente as comunidades onde actuamos», acrescenta Joaquim Reis.

Publicidade