“Contra a incompetência de quem nos governa” é o mote para a manifestação dos agricultores que está a percorrer o País e chega amanhã a Portalegre, onde são esperados centenas de agricultores que, com os seus tractores, vão participar numa marcha lenta.
O protesto, convocado pela Confederação dos Agricultores de Portugal, começa com uma concentração junto à Associação de Agricultores do Distrito de Portalegre, pelas 10h, dando assim inicio a uma marcha até à Direcção Regional de Agricultura, onde se realizarão intervenções públicas por parte dos dirigentes da CAP.
Neste manifestação os agricultores do Alto Alentejo vão protestar contra aquilo a que apelidam de «desmantelamento do Ministério da Agricultura» e que esta a levar ao «desnorte governativo no sector agrícola e florestal».
Em causa está, segundo a CAP, a extinção das Direcções Regionais de Agricultura (DRA) e sua integração nas Comissões de Coordenação e Desenvolvimento Regional (CCDR), bem como «a total ausência de visão e de rumo» para o sector agro-florestal.
Ruas condicionadas ao trânsito
Na sequência da manifestação convocada para amanhã, a PSP informa que, por forma a garantir o direito de reunião e manifestação e, simultaneamente, a segurança de todos os participantes na iniciativa e demais utentes da via pública, a Avenida George Robinson estará encerrada ao trânsito entre as 09h e as 13h.
Também a circulação rodoviária será condicionada, entre as 10h30 s e as 11h, na Rua 1.º de Maio, Rossio, Avenida da Liberdade e Rua General Conde Jorge de Avilez.
Neste sentido, «a PSP apela a todos os cidadãos que se abstenham de circular nas artérias anteriormente referidas», sendo que para mitigar os constrangimentos na circulação rodoviária a força de segurança terá polícias em locais estratégicos.