A Associação Académica do Instituto Politécnico de Portalegre anunciou ter suspendido as praxes académicas devido à actual pandemia de COVID-19, numa decisão concertada com as comissões de praxe das três escolas sediadas em Portalegre (ESTGP, ESECS e ESS).
Em comunicado, a AAIPP justifica esta suspensão com «motivos de saúde pública», após «a cuidada análise de todas as normas impostas pela Direcção-Geral de Saúde e pelo Governo de Portugal».
«Para lá de todas as condicionantes causadas pela pandemia, a AAIPP e as três comissões pretendem, acima de tudo, defender a voa imagem da praxe, pelo que realizar qualquer tipo de actividade deste desse contexto poderia por essa imagem em causa», refere o organismo que representa dos estudantes do IPP.
Apesar da suspensão, a AAIPP pede à comunidade académica para que «não perca as suas tradições» e adianta que «ao longo do ano lectivo serão realizadas algumas actividades alusivas às mesmas, bem como à praxe, a fim de mostrar aos novos alunos a forma como tão bem costumamos receber em Portalegre». Neste âmbito, segundo a AAIPP, «será feito, junto dos alunos recém-chegados, um levantamento de contactos com o objectivo de criar interacção entre os mesmos e os veteranos».