A importância do «branding» numa empresa moderna

Foto por Keila Hotzel em unsplash.com

O reconhecimento marca é fundamental para o sucesso de qualquer negócio, independentemente do volume de negócios. É um pilar essencial no que toca a estabelecer uma identidade única para a empresa e assegura que os clientes a possam reconhecer facilmente, criando lealdade e conduzindo as vendas.

Uma marca forte também aumenta a confiança dos clientes em produtos ou serviços, e distingue as empresas da concorrência, enfatizando os seus valores, missão, entre outros fatores que ajudam a criar uma boa impressão. Os esforços de branding, tais como conceção de websites, criação de logótipos e campanhas publicitárias, permitem às empresas comunicar indiretamente com potenciais clientes, criando ao mesmo tempo uma presença memorável no mercado.

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O nome da empresa per si, pode ser um elemento chave, em particular nas empresas que operam maioritariamente online. Um exemplo que tem vindo a ganhar expressão nos últimos anos são as casas apostas online, que cada vez mais recorrem a nomes «óbvios» para se destacar, como é o caso das marcas casinorei ou vemapostar

Investir tempo na imagem é fundamental

As empresas devem entender a importância de investir tempo a desenvolver a sua mensagem de marca para que os clientes saibam o que as torna especiais – sem este esforço, é provável que as empresas se percam entre a concorrência.  Investir na qualidade da marca é essencial para o sucesso a longo prazo, uma vez que cria confiança nos clientes e mantém um fluxo constante de clientes para o negócio.  Para criar uma marca eficaz que resista ao teste do tempo, as empresas devem focar-se no desenvolvimento de um logotipo forte e de um slogan, encontrando a combinação certa entre estratégias de marketing e produtos ou serviços de qualidade. A marca é um processo que nunca deve ser tomado de ânimo leve; com a estratégia adequada, as empresas podem alcançar grande sucesso a longo prazo.

Ao esforçarem-se por criar uma marca forte, as empresas podem solidificar a sua identidade entre os clientes e facilitar-lhes o reconhecimento do produto ou serviço. A marca também fideliza os clientes, à medida que estes se familiarizam com a empresa, são mais propensos a recomendá-la a outros. Consequentemente, ter uma marca bem reconhecida aumenta o valor da empresa e torna-a atrativa para potenciais investidores, que veem as marcas fortes como investimentos atrativos a longo prazo com impacto positivo e sinergias lucrativas para empresa e investidores.

Dicas básicas para fortalecer uma marca

As boas práticas de branding já foram parcialmente abordadas nos parágrafos anteriores. Abaixo compilámos cinco dicas básicas que ajudam a criar uma marca forte:

  • Desenvolver uma clara identidade de marca: a identidade de uma marca é a forma como o mundo percebe e identifica o seu negócio, e desempenha um papel importante no que respeita ajudar os clientes a reconhecer a sua empresa e os seus produtos ou serviços. Reserve algum tempo para desenvolver um logotipo e uma paleta de cores únicas que reflitam com precisão a missão e os valores da sua empresa. Solicite feedback aos funcionários, clientes e colegas sobre o que funciona melhor para a sua marca;
  • Estabelecer mensagens consistentes através das várias plataformas: certifique-se de que todas as suas mensagens – seja online ou offline – são consistentes entre plataformas, para que os potenciais clientes tenham uma ideia clara e inequívoca sobre a área de negócio onde a sua empresa se posiciona. Isto inclui a utilização do mesmo logótipo e elementos visuais em todo o website, meios de comunicação social, material impresso e outros elementos de marketing;
  • Investir em conteúdo de qualidade: atualmente a presença online é fundamental e conteúdo de qualidade é essencial para construir credibilidade e confiança com potenciais clientes. Considere contratar escritores qualificados para criar conteúdos de alto valor que falem das necessidades do seu público-alvo. Concentre-se na criação de artigos informativos e publicações em blogues que ofereçam um valor real aos seus leitores;
  • Gerir adequadamente a presença nas redes sociais: as redes sociais podem ser uma ferramenta poderosa para promover a sua marca, por isso garanta uma presença ativa em pelo menos uma ou duas grandes redes sociais, tais como Facebook, Twitter ou Instagram. Publique regularmente – mas não com demasiada frequência – conteúdo de qualidade capaz de refletir a essência e a mensagem da sua marca;
  • Mantenha-se conectado aos seus clientes: construir relações com os clientes é fundamental para criar lealdade e reconhecimento positivo da marca. Responda prontamente às perguntas dos clientes, interaja com eles nas redes sociais, e ofereça descontos especiais ou promoções para mostrar apreço pelo seu apoio. Estes pequenos gestos podem ir muito longe na construção de relações fortes e assegurar a satisfação do cliente no futuro.

Ao seguir estas dicas, pode assegurar-se de que está a construir uma marca forte e reconhecível que irá ajudar a distinguir o seu negócio da concorrência. Ao fazê-lo, irá ajudar a criar impressões positivas da sua empresa tanto online como offline, levando a um maior sucesso a longo prazo.

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