A caminho dos trilhos de São Mamede

Está tudo a postos e já faltam poucas horas para o arranque de mais uma grande edição do Ultra-Trail de São Mamede (UTSM). A organização – o Atletismo Clube de Portalegre – está no terreno a ultimar pormenores para lançar quase 1300 atletas naquela que é seguramente uma das mais belas e exigentes competições de trail do País.

O nervosismo apodera-se agora dos participantes, principalmente daqueles que, de forma destemida, se vão entregar à prova rainha deste UTSM, partindo às 00 horas de sábado para 100 quilómetros no lindíssimo triângulo de Portalegre, Castelo de Vide e Marvão.
São Pedro parece estar a preparar uma noite e um dia bastante quentes para os 630 atletas que, corajosamente, vão alinhar no Estádio Eduardo de Sousa Lima e, ao som das melhores músicas dos Xutos & Pontapés (“Só Xutos”), lançar-se rumo a um dos maiores desafios das suas vidas. Mais tarde, e para completar o evento, 260 atletas partem de Marvão para uma travessia de 42 quilómetros, e 400 arrancam de Castelo de Vide para o trail mais curto deste UTSM, o de 25 quilómetros. Todos terminam em Portalegre, no Estádio Eduardo Sousa Lima, onde serão recebidos num clima que será certamente de grande festa e companheirismo.
O UTSM conta este ano com 1290 participantes, de 10 nacionalidades, mas é com os “santos da casa” que se vai verdadeiramente fazer a festa. Dos 167 municípios representados, Portalegre garante desde logo 208 atletas. Segue-se-lhe Lisboa com 147, Porto com 49, Leiria com 39, Setúbal com 36, Sintra com 34, Almada com 28, Cascais com 27, Sevilha com 23 e ainda Nisa e Elvas com 22. É caso para dizer que o Alto Alentejo está completamente rendido à modalidade.
O clube mais representado é “Os Trinca Espinhas”, com meia centena de atletas prontos para a festa. Apesar de ter os seus recursos canalizados para a organização, o Atletismo Clube de Portalegre (ACP) faz-se representar com duas dezenas de atletas, com destaque para Vítor Cordeiro que irá atacar mais uma vez a prova de 100 quilómetros, e Luís Semedo, que vai defender nos 42 quilómetros a vitória indiscutível do ano transacto.
O espectáculo transcende os trilhos da prova e é esperado um ambiente de grande festa, convívio e solidariedade junto dos 10 Postos de Abastecimento e Controlo (PAC) do UTSM. Não faltarão seguramente muitos familiares, amigos e amantes da modalidade a garantir um extra de motivação a todos os corajosos que se entregam, no sábado, aos incomparáveis e inesquecíveis trilhos da Serra de São Mamede.
As expectativas são as melhores e a organização espera um evento «fantástico e inspirador». Satisfeito com a adesão, o envolvimento e «o interesse enorme» dos amantes da modalidade pela prova, João Carlos Correia, o ACP «sente que, cada vez mais, as pessoas esperam do UTSM algo de grandioso e que marque a diferença». «Tudo faremos para não desiludir ninguém», declara.

Publicidade