As pessoas com 35 anos já podem fazer o pedido de marcação para tomar a vacina contra a covid-19 na plataforma de autoagendamento criada para o efeito.

O portal destinado ao autoagendamento entrou em funcionamento esta quarta-feira, dia 23, contemplando agora as pessoas acima dos 35 anos, depois de ter sido aberto para maiores de 37, 40, 43, 45, 50, 55, 60 e 65 anos.

Se integra as faixas etárias referidas e pretende fazer o agendamento podrá faze-lo através deste link https://covid19.min-saude.pt/pedido-de-agendamento/

Maiores de 18 começam a ser vacinados a partir de 4 de Julho

O processo de vacinação contra a Covid-19 deverá estar aberto para maiores de 18 anos a partir do dia 4 de Julho, adiantou hoje o Vice-Almirante Henrique Gouveia e Melo.

Durante uma audição na Comissão Parlamentar de Saúde, o Coordenador da Task Force para o Plano de Vacinação contra a Covid-19 afirmou que «daqui a 15 dias temos todas faixas etárias em processo vacinação», considerando que o processo de vacinação tem sido «relativamente rápido».

De acordo com o Vice-Almirante Henrique Gouveia e Melo, actualmente, quando uma faixa etária atinge os 40% de vacinação inicia-se a inoculação da faixa seguinte.

Confrontado com o facto de a mobilidade das pessoas no período de férias poder ter impacto na vacinação, o coordenador afirmou estar a ser equacionada «uma nova metodologia de casa aberta em que, dentro da sua faixa etária, as pessoas podem ir aos centros de vacinação primeiro na sua área de residência e depois eventualmente até fora da sua área de residência», explicou, alertando porém que «se se deslocarem quatro milhões de pessoas para o Algarve» num mês não será possível vacinar toda a gente nessa região.

«Este processo é um processo de agendamento mais livre. Aliás, o centro militar está a testar os processos de agendamento livre para depois ver se podemos generalizar aos outros centros», concluiu.

Publicidade