Portalegre prestou homenagem à imprensa local com a inauguração este domingo, 23, Feriado Municipal, de uma escultura, localizada junto ao histórico Café Alentejano, e que pretende perpetuar e valorizar a tradição jornalística na cidade.
A estátua representa a figura do ardina, no seu trabalho de venda de jornais, sendo que nela estão plasmados todos os títulos de jornais existentes em Portalegre, sendo que a história da imprensa na cidade tem mais de 180 anos e comtempla mais de 200 títulos, sendo que actualmente apenas o jornal Alto Alentejo se mantém em actividade.
Na cerimónia de inauguração estiveram presentes, a presidente da Câmara de Portalegre, Adelaide Teixeira, bem como os vereadores João Nuno Cardoso, Nuno Lacão e Luís Pargana, e ainda o professor Aurélio Bentes Bravo, que falou sobre a história da imprensa na cidade, bem como o autor da escultura, Rogério Timóteo. Destaque ainda para a presença de vários profissionais da comunicação social que ao longo dos anos passaram pelo diferentes jornais.