O concelho de Gavião assinala, de 21 a 23 de novembro, os 506 anos da atribuição do foral com um programa diversificado que destaca a identidade cultural, a música e a participação da comunidade.

As celebrações arrancam na sexta-feira, dia 21, às 10h30, com a iniciativa dedicada ao Dia da Floresta Autóctone, que contará com a plantação de árvores pelos alunos do Agrupamento de Escolas de Gavião. À noite, pelas 21h, o Cine-Teatro Francisco Ventura recebe o espectáculo “Das Raízes ao Fado”, com João Vaz e convidados.

No sábado o dia é marcado por propostas para todas as idades. Durante a manhã, às 10h30, os mais pequenos poderão assistir ao espectáculo “Magia do Fundo do Mar”. À noite, a Alameda 25 de Abril transforma-se num grande palco festivo com a actuação de Giga DJ às 22h30, seguida do concerto dos ATOA às 23h30, regressando depois Giga DJ para encerrar a noite, às 00h30.

As comemorações culminam no dia 23 de Novembro, domingo, com o momento protocolar do Içar da Bandeira, às 10h, no Largo do Município, acompanhado pela Guarda de Honra do Corpo de Bombeiros de Gavião e pela Banda Juvenil do Município. Segue-se o momento cultural “Gavião com Voz(s)”, protagonizado por alunos do Agrupamento de Escolas, e um Porto de Honra.

Ao meio-dia, será inaugurada a exposição “Alentejo… castelos na planície”, assinalando a valorização do património cultural e histórico da região. Já às 17h00, o Cine-Teatro Francisco Ventura volta a abrir portas para o espectáculo MONDA convida Luís Trigacheiro, com participação especial do Orfeão da Comenda Estrela da Planície.

A autarquia lembra que os espectáculos do Cine-Teatro requerem reserva ou compra de bilhetes na Casa das Artes, disponível a partir de 18 de Novembro. Nos dias 18 e 19, a reserva é exclusiva para residentes do concelho.

Publicidade