O Turismo do Alentejo anuncia o lançamento de um «ambicioso» plano operacional de promoção do destino para o mercado espanhol, com particular foco nas regiões transfronteiriças da Extremadura e da Andaluzia.
Este plano visa reforçar a notoriedade, a atracção e o posicionamento do Alentejo como destino turístico de eleição junto do público espanhol, contribuindo também para captar fluxos turísticos em períodos de menor afluência.
Com proximidade geográfica, culturais e históricas, as regiões da Extremadura e da Andaluzia configuram dois mercados-alvo privilegiados para a promoção do Alentejo. Este enfoque resulta da convicção de que a região está bem posicionada para responder a um público próximo, que procura experiências diferenciadas e de qualidade, fora dos fluxos de temporada alta.
«Desde o início do nosso mandato que a promoção do mercado espanhol foi considerada estratégica para o Alentejo», afirma José Manuel Santos, presidente da Entidade Regional de Turismo do Alentejo e Ribatejo e da Agência Regional de Promoção Turística do Alentejo. «A proximidade cultural e geográfica com as regiões da Extremadura e da Andaluzia torna este mercado natural para o destino e esta nova campanha reforça precisamente essa ligação, comunicando o Alentejo como um lugar próximo, mas capaz de oferecer algo mais».
«Esta acção resulta da articulação estreita entre a Entidade Regional de Turismo e a Agência Regional de Promoção Turística do Alentejo, que assegura a operacionalização da presença nas feiras de turismo. É um passo decisivo para consolidar o posicionamento do Alentejo junto do público do mercado espanhol e para captar novos fluxos turísticos fora da época alta, valorizando o que o território tem de mais genuíno e sustentável».
Activação operacional em feiras
O Alentejo retoma a sua actividade promocional nas áreas transfronteiriças com presença reforçada em feiras regionais em Espanha. O plano promocional contempla uma presença reforçada do Alentejo em quatro das principais feiras de turismo em Espanha.
A participação tem início na Fehispor, que decorre até ao próximo dia 9 de Novembro, onde o destino marcará presença com stand próprio e acções de proximidade junto do público da Extremadura. Segue-se a INTUR – Feria Internacional del Turismo de Interior, com arranque a 13 de Novembro, considerada uma plataforma estratégica para a captação de operadores e visitantes das regiões da Andaluzia e da Extremadura. O calendário promocional estende-se ainda à Expovacaciones e à B-Travel, feiras complementares que permitirão reforçar a visibilidade do Alentejo e consolidar o relacionamento com o restante mercado espanhol, através de iniciativas dirigidas tanto a profissionais do setor como ao público final.
“Alentejo, más allá, sin ir más lejos”
Com o objectivo de reforçar a notoriedade e a atractividade do Alentejo junto dos viajantes espanhóis, será lançada uma campanha de comunicação dirigida às regiões da Extremadura e da Andaluzia.
Sob o conceito criativo “Alentejo, más allá, sin ir más lejos.”, a campanha convida o público espanhol a descobrir um destino próximo que oferece algo mais: “Más allá del ruido, silencio. Más allá de la prisa, calma. Más allá de lo común, lo extraordinario. Y sin ir más lejos: Alentejo.”
Este lema simboliza a proximidade geográfica e emocional entre o Alentejo e as regiões vizinhas, evocando a ideia de que, sem ir mais longe, é possível encontrar no Alentejo tranquilidade, autenticidade e experiências únicas, uma forma de viajar «além do convencional».
Com um investimento de 200 mil euros, a campanha aposta numa abordagem multicanal, combinando meios digitais e tradicionais, com publicidade digital exterior (DOOH) nos centros urbanos e em centros comerciais de Sevilha, Córdoba, Huelva, Cáceres, Mérida e Badajoz, e presença em rádio regional.
A decorrer entre Novembro de 2025 e Junho de 2026, a operação visa inspirar os viajantes das zonas de fronteira a redescobrir o Alentejo, promovendo deslocações fora da época alta e reforçando o posicionamento da região como destino autêntico, próximo e sustentável.

